terça-feira, 29 de maio de 2012

O microscópio: classificação dos seres vivos

1. A figura que se segue representa o microscópio óptico.
1.1. Atribui um número da figura a cada uma das peças do microscópio que se seguem.
__ Canhão
__ Platina
__ Parafuso macrométrico
__ Objectiva
__ Base
__ Ocular

1.2. Indique o nome de uma peça no microscópio que utilizas na focagem da imagem.
_______________________________________

1.3. Sabendo que as observações foram feitas com uma ocular de ampliação 5x e uma objetiva 50x, calcule a ampliação total.

1.4. Escreva um cuidado que deves ter ao usar o microscópio.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

2. A célula é a unidade básica dos seres vivos.
2.1. As células representadas na figura foram observadas nas aulas. Fça a legenda dos números:

1-______________________
2-______________________
3-______________________

2.2. Atribua a cada uma das frases que se seguem uma das letras disponíveis na chave.

CHAVE
A. Membrana celular
B. Cloroplasto
C. Núcleo
D. Ser unicelular
E. Citoplasma
F. Ser pluricelular
___ Coordena o funcionamento da célula.
___ Meio onde se localizam os vários constituintes da célula.
___ Ser vivo formado por uma única célula.
___ Organito da célula vegetal com clorofila.
___ Limita a célula animal.

3. Assinale com um X a expressão que completa de forma correcta a frase:
“Classificar um ser vivo é…”
___ estudar as diferentes fases de desenvolvimento.
___ estudá-lo em função do ambiente onde vive.
___ incluí-lo num grupo de seres vivos com características semelhantes.

4. Os seres vivos foram agrupados em 5 reinos. Complete a legenda da figura, preenchendo os
espaços vazios com o respectivo reino.

5. Escreva duas características das plantas que não se verifiquem no reino dos animais.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

6. Indique:
o grupo taxonómico com maior diversidade de seres vivos _______________
o grupo taxonómico com seres que se podem cruzar entre si e originar descendentes férteis
(os quais também se podem cruzar entre si) _________________

7. Todos os seres vivos necessitam de água, mas nem toda a água é própria para consumo.
7.1. Faça corresponder o termo correto da chave a cada uma das frases.
CHAVE
• Pura
• Potável
• Salobra
• Mineral
• Inquinada
_________________ Água com micróbios.
_________________ Água com muitas substâncias dissolvidas, por vezes turva.
_________________ Água sem qualquer substância, incolor e inodora.
_________________ Água própria para beber.
_________________ Água com substâncias minerais dissolvidas boas para a saúde, como por
exemplo o flúor que evita a cárie dentária.

7.2. Indique um processo que destrua a maioria dos micróbios que existem na água.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

8. A tabela representa uma experiência em que se misturaram, agitando com uma vareta de vidro,
substâncias na água. Observe bem a tabela e responda às questões que se seguem.

Gobelé
Conteúdo
A
Água + 1 colher de açúcar
B
Água + 20 colheres de açúcar
C
Água + 1 colher de farinha
D
Água + 1 colher de óleo alimentar

8.1. Indique:
uma substância usada que não se dissolva na água. ______________________
o nome que se dá ao açúcar. ___________________

8.2. Qual dos gobelés (A, B, C ou D) tem uma solução saturada? Justifique.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário