1. A forma dos animais está relacionada/adaptada ao ambiente onde vivem e com o seu modo de vida. Indique (assinalando com uma cruz):
1.1. um animal com o corpo aerodinâmico:
1.2. um animal com o corpo segmentado:
1.3. um animal com o corpo fusiforme:
2. Como te recordas o revestimento dos animais tem várias funções, indique duas delas.
R: __________________________________________________________________
____________________________________________________________________
3. Nas questões numeradas de 3.1 a 3.5 assinale com X a resposta correta.
3.1. O caracol possui:
_____ uma concha bivalve
_____ pelos
_____ uma concha univalve
_____ escamas
3.2. Os peixes possuem:
_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas que vêm da região profunda da pele – dérmicas
_____ escamas que têm origem na parte superficial da pele – epidérmicas
3.3. Os insetos são revestidos por:
_____ escamas
_____ pelos
_____ concha
_____ quitina
3.4. Os anfíbios (ex. rã) possuem:
_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas
_____ concha
3.5. O que protege os répteis das perdas de água, são;
_____ os pêlos
_____ a pele nua
_____ a quitina
_____ as escamas epidérmicas
4. Durante as aulas falaste em vários tipos de revestimento. Observe com atenção as figuras que se seguem:
4.1. Indique qual é o revestimento dos animais representados.
Galgo afegão ________________________
Abutre _____________________________
Mamba negra ________________________
Pavão ______________________________
Rã venenosa ________________________
Peixe-porco ________________________
5. A reprodução é a função através da qual os seres vivos dão origem a outros seres semelhantes. Durante a época de reprodução muitos animais modificam o seu comportamento habitual.
5.1. Observe a figura abaixo.
5.1.1. Que tipo de reprodução está representada na figura?
R: ______________________________________________________________________________
6. Como se chamam as células sexuais produzidas:
6.1. pelo macho? ________________________
6.2. pela fêmea? _________________________
7. Neste caso a fecundação (união entre a célula sexual masculina e a célula sexual feminina) é interna ou externa?
R: ____________________________________________________________________________
7.1. Justifica a resposta anterior.
R: ___________________________________________________________________________
8. A estrela-do-mar tem uma reprodução diferente das rãs. Explique como ocorre a reprodução da estrela-do-mar.
R: _________________________________________________________________________
9. Como te recordas, quando conseguimos distinguir o macho da fêmea através do seu aspecto exterior, dizemos que esses animais apresentam dimorfismo sexual.
9.1. Observe a figura seguinte onde se podem distinguir diferenças exteriores no galo e na galinha.
9.1.1. Indique duas diferenças entre o galo e a galinha.
R: _____________________________________________________________________________
9.1.2. Achas que entre o galo e a galinha existe dimorfismo sexual? Justifique..
R: ____________________________________________________________________________
9.2. Depois de observares com atenção as figuras que se seguem, assinale com uma cruz (X) aquelas que representam animais com dimorfismo sexual.
9.3. Indique outro animal que conheças (e que não esteja representado nas imagens anteriores) que também possua dimorfismo sexual.
R: ___________________________________________________________________________
10. A figura que se segue representa, ordenadamente, as fases da parada nupcial do galo e da galinha.
10.1. O que é a parada nupcial?
R: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
10.2. Utilizando as letras, regista, nos espaços ( ), as frases em que o galo procede:
( ) ao acasalamento
( ) à mensagem sonora
( ) à oferta de presentes
11. Após o acasalamento, o desenvolvimento dos novos seres pode ser muito variado.
11.1. As Curicacas são animais ovíparos. Assinala com um X a justificação correta.
____ passam por metamorfoses.
____ o embrião desenvolve-se no interior do organismo materno que lhe fornece, através do sangue, as substâncias alimentares.
____ o embrião se desenvolve-se no exterior do organismo materno à custa das substâncias alimentares existentes no ovo.
11.2. Dizemos que os Malamutes-do-Alasca são animais vivíparos. Assinala com um X a justificação correta.
____ O novo ser desenvolve-se, até ao nascimento, no interior do organismo materno e à custa de substâncias que este lhe fornece (através da placenta).
____ O novo ser desenvolve-se fora do organismo materno e às custas das reservas nutritivas do ovo.
12. Observe com atenção a figura e responda às questões com ela relacionadas.
12.1. Como se chama o ser que eclode dos ovos do bicho-da-seda?
R: ________________________________________________________________________
12.2. Quem constrói o casulo? A ninfa, a lagarta ou a borboleta?
R: ________________________________________________________________________
12.3. Como se chama o ser que sai do casulo?
R: _______________________________________________________________________
12.4. Em que fase “põe” o bicho-da-seda os ovos?
R: ___________________________________________________________________________
12.5. Quais são as três fases das metamorfoses do bicho-da-seda?
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
12.6. O bicho-da-seda tem metamorfoses completas ou incompletas? Justifique.
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
13. Na montanha, quando os dias se tornam mais curtos, a cor do pêlo do arminho passa de castanha para branca, ficando só a ponta da cauda negra. Esta mudança de coloração de pelagem permite que o arminho ataque sem ser visto e protege-o dos inimigos.
13.1. Qual é o fator do meio que influência a mudança de coloração do pêlo do arminho?
R: ___________________________________________________________________________
13.2. Indique uma vantagem que tem a mudança de coloração da pelagem.
R: ___________________________________________________________________________
14. Faça corresponder um dos termos:
migração
hibernação
estivação
a cada uma das frases que se seguem.
14.1. No Outono, as marmotas, roedores vegetarianos, refugiam-se em tocas, onde dormem de 5 a 7 meses, durante a estação fria. _____________________
14.2. A rã do deserto enterra-se na areia durante a época seca. ________________
14.3. Todos os anos, no Outono, as renas deixam as regiões geladas, onde os alimentos faltam, e dirigem-se para regiões arborizadas, onde permanecem abrigadas. ____________
15. Complete com as palavras diurnos e noturnos as frases que se seguem:
15.1. Os animais _______________, como o gaio e a águia, são ativos no período de luz, já outros animais como o mocho e o leão desenvolvem a sua actividade durante a noite, pelo que os consideramos como animais __________________.
16. O quadro 1 representa valores referentes à marmota em situação de vida ativa e de hibernação.
16.1. O que acontece à temperatura do corpo da marmota quando hiberna?
R: ___________________________________________________________________________
16.2. Complete, usando a palavra maior ou menor.
16.2.1. O número de movimentos respiratórios é _________, em período de vida activa na marmota.
16.2.2. O número de batimentos cardíacos é __________, em período de hibernação.
17. Cerca de metade das aves conhecidas têm duas “casas”. Assim que se aproxima o Inverno, abandonam as áreas em que nidificam no Verão e voam para as zonas mais quentes.
17.1. Que designação se dá às deslocações periódicas destas aves?
R: _______________________________________________________________________
17.2. Observe a figura e indique para onde se deslocam as cegonhas e as andorinhas no Outono?
R_________________________________________________________________________
1.1. um animal com o corpo aerodinâmico:
1.3. um animal com o corpo fusiforme:
2. Como te recordas o revestimento dos animais tem várias funções, indique duas delas.
R: __________________________________________________________________
____________________________________________________________________
3. Nas questões numeradas de 3.1 a 3.5 assinale com X a resposta correta.
3.1. O caracol possui:
_____ uma concha bivalve
_____ pelos
_____ uma concha univalve
_____ escamas
3.2. Os peixes possuem:
_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas que vêm da região profunda da pele – dérmicas
_____ escamas que têm origem na parte superficial da pele – epidérmicas
3.3. Os insetos são revestidos por:
_____ escamas
_____ pelos
_____ concha
_____ quitina
3.4. Os anfíbios (ex. rã) possuem:
_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas
_____ concha
3.5. O que protege os répteis das perdas de água, são;
_____ os pêlos
_____ a pele nua
_____ a quitina
_____ as escamas epidérmicas
4. Durante as aulas falaste em vários tipos de revestimento. Observe com atenção as figuras que se seguem:
4.1. Indique qual é o revestimento dos animais representados.
Galgo afegão ________________________
Abutre _____________________________
Mamba negra ________________________
Pavão ______________________________
Rã venenosa ________________________
Peixe-porco ________________________
5. A reprodução é a função através da qual os seres vivos dão origem a outros seres semelhantes. Durante a época de reprodução muitos animais modificam o seu comportamento habitual.
5.1. Observe a figura abaixo.
5.1.1. Que tipo de reprodução está representada na figura?
R: ______________________________________________________________________________
6. Como se chamam as células sexuais produzidas:
6.1. pelo macho? ________________________
6.2. pela fêmea? _________________________
7. Neste caso a fecundação (união entre a célula sexual masculina e a célula sexual feminina) é interna ou externa?
R: ____________________________________________________________________________
7.1. Justifica a resposta anterior.
R: ___________________________________________________________________________
8. A estrela-do-mar tem uma reprodução diferente das rãs. Explique como ocorre a reprodução da estrela-do-mar.
R: _________________________________________________________________________
9. Como te recordas, quando conseguimos distinguir o macho da fêmea através do seu aspecto exterior, dizemos que esses animais apresentam dimorfismo sexual.
9.1. Observe a figura seguinte onde se podem distinguir diferenças exteriores no galo e na galinha.
9.1.1. Indique duas diferenças entre o galo e a galinha.
R: _____________________________________________________________________________
9.1.2. Achas que entre o galo e a galinha existe dimorfismo sexual? Justifique..
R: ____________________________________________________________________________
9.2. Depois de observares com atenção as figuras que se seguem, assinale com uma cruz (X) aquelas que representam animais com dimorfismo sexual.
9.3. Indique outro animal que conheças (e que não esteja representado nas imagens anteriores) que também possua dimorfismo sexual.
R: ___________________________________________________________________________
10. A figura que se segue representa, ordenadamente, as fases da parada nupcial do galo e da galinha.
10.1. O que é a parada nupcial?
R: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
10.2. Utilizando as letras, regista, nos espaços ( ), as frases em que o galo procede:
( ) ao acasalamento
( ) à mensagem sonora
( ) à oferta de presentes
11. Após o acasalamento, o desenvolvimento dos novos seres pode ser muito variado.
11.1. As Curicacas são animais ovíparos. Assinala com um X a justificação correta.
____ passam por metamorfoses.
____ o embrião desenvolve-se no interior do organismo materno que lhe fornece, através do sangue, as substâncias alimentares.
____ o embrião se desenvolve-se no exterior do organismo materno à custa das substâncias alimentares existentes no ovo.
____ O novo ser desenvolve-se, até ao nascimento, no interior do organismo materno e à custa de substâncias que este lhe fornece (através da placenta).
____ O novo ser desenvolve-se fora do organismo materno e às custas das reservas nutritivas do ovo.
12. Observe com atenção a figura e responda às questões com ela relacionadas.
12.1. Como se chama o ser que eclode dos ovos do bicho-da-seda?
R: ________________________________________________________________________
12.2. Quem constrói o casulo? A ninfa, a lagarta ou a borboleta?
R: ________________________________________________________________________
12.3. Como se chama o ser que sai do casulo?
R: _______________________________________________________________________
12.4. Em que fase “põe” o bicho-da-seda os ovos?
R: ___________________________________________________________________________
12.5. Quais são as três fases das metamorfoses do bicho-da-seda?
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
12.6. O bicho-da-seda tem metamorfoses completas ou incompletas? Justifique.
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
13. Na montanha, quando os dias se tornam mais curtos, a cor do pêlo do arminho passa de castanha para branca, ficando só a ponta da cauda negra. Esta mudança de coloração de pelagem permite que o arminho ataque sem ser visto e protege-o dos inimigos.
13.1. Qual é o fator do meio que influência a mudança de coloração do pêlo do arminho?
R: ___________________________________________________________________________
13.2. Indique uma vantagem que tem a mudança de coloração da pelagem.
R: ___________________________________________________________________________
14. Faça corresponder um dos termos:
migração
hibernação
estivação
a cada uma das frases que se seguem.
14.1. No Outono, as marmotas, roedores vegetarianos, refugiam-se em tocas, onde dormem de 5 a 7 meses, durante a estação fria. _____________________
14.2. A rã do deserto enterra-se na areia durante a época seca. ________________
14.3. Todos os anos, no Outono, as renas deixam as regiões geladas, onde os alimentos faltam, e dirigem-se para regiões arborizadas, onde permanecem abrigadas. ____________
15. Complete com as palavras diurnos e noturnos as frases que se seguem:
15.1. Os animais _______________, como o gaio e a águia, são ativos no período de luz, já outros animais como o mocho e o leão desenvolvem a sua actividade durante a noite, pelo que os consideramos como animais __________________.
16. O quadro 1 representa valores referentes à marmota em situação de vida ativa e de hibernação.
|
Vida ativa
|
Hibernação
|
Número de movimentos respiratórios
|
16 por minuto
|
2 por minuto
|
Número de batimentos cardíacos
|
90 a 140 por minuto
|
4 por minuto
|
Temperatura
|
37ºC
|
10ºC ou menos
|
16.1. O que acontece à temperatura do corpo da marmota quando hiberna?
R: ___________________________________________________________________________
16.2. Complete, usando a palavra maior ou menor.
16.2.1. O número de movimentos respiratórios é _________, em período de vida activa na marmota.
16.2.2. O número de batimentos cardíacos é __________, em período de hibernação.
17. Cerca de metade das aves conhecidas têm duas “casas”. Assim que se aproxima o Inverno, abandonam as áreas em que nidificam no Verão e voam para as zonas mais quentes.
17.1. Que designação se dá às deslocações periódicas destas aves?
R: _______________________________________________________________________
17.2. Observe a figura e indique para onde se deslocam as cegonhas e as andorinhas no Outono?
R_________________________________________________________________________
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