sábado, 26 de maio de 2012

Ficha de Trabalho: Reprodução nas plantas com flor

Tema: “Reprodução nas plantas com flor”
As plantas, tal como todos os seres vivos, reproduzem-se para dar continuidade à espécie. As plantas com flor têm os seus órgãos de reprodução nas próprias flores.
1. A figura seguinte representa a flor do pessegueiro. Esta dará origem ao pêssego, fruto que encerra no seu interior a semente para um novo pessegueiro.

 1.1. Faça corresponder a cada um dos termos um número do esquema da flor.
___ Estigma. (4)
___ Óvulo. (2)
___ Ovário. (1)
___ Estilete. (3)
___ Antera. (5)
___ Filete (6)
  
1.2. Qual é a estrutura que produz os grãos de pólen?
(O local de produção do pólen é a antera.)
 
1.3. Como se chama o fenómeno de libertação e transporte dos grãos de pólen para o estigma?
(Polinização.)
 
1.4. Ao atingirem o estigma, os grãos de pólen começam a desenvolver um tubo que se prolonga
ao longo do estilete até chegar ao ovário.
 


1.4.1. Faça a legenda da figura A, preenchendo os espaços junto às setas.

 1.4.2. Em que local da flor ocorre a fecundação?
(A fecundação ocorre no ovário.)
 
1.4.3. Como ocorre a fecundação na flor?
As células sexuais masculinas deslocam-se através do tubo polínico e entram em contacto
com as células sexuais femininas, encerradas nos óvulos. Dá-se a fecundação.
 
1.4.4. De que resulta a semente? (Selecione a opção correta.)
Do engrossamento das paredes do ovário.
Do óvulo fecundado. (X)
Do engrossamento do receptáculo.
Das pétalas.

 1.4.5. Qual a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto?
(A estrutura que dará origem ao fruto é o ovário.)
 
1.4.6. Que nome se dá à etapa da transformação da flor em fruto?
(A esta etapa, formação do fruto, chama-se frutificação.)
 
1.4.7. O fruto do pessegueiro é o pêssego. Completa a legenda da figura deste fruto.
1- (Semente)
2- (Pericarpo)

2. Os frutos podem ser carnudos, como o pêssego, ou secos.
Se abrires a vagem do feijoeiro (fruto seco) encontrarás, presos à parede do pericarpo os feijões,
sementes. 
Assinale com X apenas os exemplos de frutos secos que se seguem.
Avelã (X)
Noz (X)
Cereja
Laranja
Amêndoa (X)

 3. No interior do fruto encontram-se uma ou mais sementes. Estas sementes abandonam a planta que lhes deu origem e são espalhadas: disseminação.

A
B
C
 3.1. Quais são os agentes de disseminação representados nas imagens?
A- (Água)
B- (Vento)
C- (Animais)

 3.2. Qual é a importância da disseminação das sementes?
Se várias sementes saírem da planta mãe e caírem junto dela, apenas se forma um pequeno monte de
sementes. Como competem entre si, muitas sementes não conseguem germinar. É mais vantajoso para a espécie que as sementes se espalhem por uma grande área, longe da planta mãe.
 
4. Leia atentamente o seguinte texto:
“A semente é constituida pelo tegumento, cotilédones e pelo embrião. O tegumento é a película exterior (conhecida vulgarmente por casca), protege a semente e pode ter cores variadas. Os cotilédones têm substâncias nutritivas e servirão de alimento enquanto a nova planta não o
puder produzir por si. O embrião poderá originar uma nova planta. O embrião é formado pela radícula (que originará a raíz), pelo caulículo (que produzirá o caule) e pela gémula (que dará as folhas).”
O esquema que se segue representa a semente feijão.

4.1. Faça a legenda, com base no texto.
 

4.2. Qual dos números dará origem às folhas do feijoeiro?
O número 3 dará origem às folhas.

5. A figura que se segue representa a semente da ervilheira em algumas fases da sua germinação.

5.1. Que diferença se observa entre o tamanho dos cotilédones nas fases b e d?
Em d o cotilédone é menor.
 
5.2. Como explicas essa diferença?
Os cotilédones têm substâncias nutritivas. A germinação da semente é feita à custa destas, enquanto am nova planta não pode produzir o alimento.
 
6. A figura representa uma atividade prática realizada na aula.
 

Em qual dos frascos o feijão irá germinar?
O feijão germina no frasco A.
A semente necessita de umidade, de ar e de
temperatura amena e só em A se verificam estas
condições.








7. Ordene as etapas que se seguem, de modo a obteres a sequência correta da formação de uma nova planta.
A- Disseminação das sementes; 
B- Frutificação; 
C- Fecundação; 
D- Polinização; 
E - Germinação da semente.
___; ___; ___; ___ ; ___.
(D; C; B; A; E)

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