Tema: “Reprodução nas plantas com flor”
As plantas, tal como todos os seres vivos, reproduzem-se para dar continuidade à espécie. As plantas com flor têm os seus órgãos de reprodução nas próprias flores.
1. A figura seguinte representa a flor do pessegueiro. Esta dará origem ao pêssego, fruto que encerra no seu interior a semente para um novo pessegueiro.
1.1. Faça corresponder a cada um dos termos um número do esquema da flor.
___ Estigma. (4)
___ Óvulo. (2)
___ Ovário. (1)
___ Estilete. (3)
___ Antera. (5)
___ Filete (6)
As plantas, tal como todos os seres vivos, reproduzem-se para dar continuidade à espécie. As plantas com flor têm os seus órgãos de reprodução nas próprias flores.
1. A figura seguinte representa a flor do pessegueiro. Esta dará origem ao pêssego, fruto que encerra no seu interior a semente para um novo pessegueiro.
1.1. Faça corresponder a cada um dos termos um número do esquema da flor.
___ Estigma. (4)
___ Óvulo. (2)
___ Ovário. (1)
___ Estilete. (3)
___ Antera. (5)
___ Filete (6)
1.2. Qual é a estrutura que produz os grãos de pólen?
(O local de produção do pólen é a antera.)
(O local de produção do pólen é a antera.)
1.3. Como se chama o fenómeno de libertação e transporte dos grãos de pólen para o estigma?
(Polinização.)
(Polinização.)
1.4. Ao atingirem o estigma, os grãos de pólen começam a desenvolver um tubo que se prolonga
ao longo do estilete até chegar ao ovário.
ao longo do estilete até chegar ao ovário.
1.4.1. Faça a legenda da figura A, preenchendo os espaços junto às setas.
1.4.2. Em que local da flor ocorre a fecundação?
(A fecundação ocorre no ovário.)
(A fecundação ocorre no ovário.)
1.4.3. Como ocorre a fecundação na flor?
As células sexuais masculinas deslocam-se através do tubo polínico e entram em contacto
com as células sexuais femininas, encerradas nos óvulos. Dá-se a fecundação.
As células sexuais masculinas deslocam-se através do tubo polínico e entram em contacto
com as células sexuais femininas, encerradas nos óvulos. Dá-se a fecundação.
1.4.4. De que resulta a semente? (Selecione a opção correta.)
Do engrossamento das paredes do ovário.
Do óvulo fecundado. (X)
Do engrossamento do receptáculo.
Das pétalas.
Do engrossamento das paredes do ovário.
Do óvulo fecundado. (X)
Do engrossamento do receptáculo.
Das pétalas.
1.4.5. Qual a estrutura que irá se desenvolver dando origem ao fruto?
(A estrutura que dará origem ao fruto é o ovário.)
(A estrutura que dará origem ao fruto é o ovário.)
1.4.6. Que nome se dá à etapa da transformação da flor em fruto?
(A esta etapa, formação do fruto, chama-se frutificação.)
(A esta etapa, formação do fruto, chama-se frutificação.)
1.4.7. O fruto do pessegueiro é o pêssego. Completa a legenda da figura deste fruto.
1- (Semente)
2- (Pericarpo)
2- (Pericarpo)
2. Os frutos podem ser carnudos, como o pêssego, ou secos.
Se abrires a vagem do feijoeiro (fruto seco) encontrarás, presos à parede do pericarpo os feijões,
sementes.
Se abrires a vagem do feijoeiro (fruto seco) encontrarás, presos à parede do pericarpo os feijões,
sementes.
Assinale com X apenas os exemplos de frutos secos que se seguem.
Avelã (X)
Noz (X)
Cereja
Laranja
Amêndoa (X)
Avelã (X)
Noz (X)
Cereja
Laranja
Amêndoa (X)
3. No interior do fruto encontram-se uma ou mais sementes. Estas sementes abandonam a planta que lhes deu origem e são espalhadas: disseminação.
A |
B |
C |
3.1. Quais são os agentes de disseminação representados nas imagens?
A- (Água)
B- (Vento)
C- (Animais)
A- (Água)
B- (Vento)
C- (Animais)
3.2. Qual é a importância da disseminação das sementes?
Se várias sementes saírem da planta mãe e caírem junto dela, apenas se forma um pequeno monte de
sementes. Como competem entre si, muitas sementes não conseguem germinar. É mais vantajoso para a espécie que as sementes se espalhem por uma grande área, longe da planta mãe.
Se várias sementes saírem da planta mãe e caírem junto dela, apenas se forma um pequeno monte de
sementes. Como competem entre si, muitas sementes não conseguem germinar. É mais vantajoso para a espécie que as sementes se espalhem por uma grande área, longe da planta mãe.
4. Leia atentamente o seguinte texto:
“A semente é constituida pelo tegumento, cotilédones e pelo embrião. O tegumento é a película exterior (conhecida vulgarmente por casca), protege a semente e pode ter cores variadas. Os cotilédones têm substâncias nutritivas e servirão de alimento enquanto a nova planta não o
puder produzir por si. O embrião poderá originar uma nova planta. O embrião é formado pela radícula (que originará a raíz), pelo caulículo (que produzirá o caule) e pela gémula (que dará as folhas).”
O esquema que se segue representa a semente feijão.
“A semente é constituida pelo tegumento, cotilédones e pelo embrião. O tegumento é a película exterior (conhecida vulgarmente por casca), protege a semente e pode ter cores variadas. Os cotilédones têm substâncias nutritivas e servirão de alimento enquanto a nova planta não o
puder produzir por si. O embrião poderá originar uma nova planta. O embrião é formado pela radícula (que originará a raíz), pelo caulículo (que produzirá o caule) e pela gémula (que dará as folhas).”
O esquema que se segue representa a semente feijão.
4.1. Faça a legenda, com base no texto.
4.2. Qual dos números dará origem às folhas do feijoeiro?
O número 3 dará origem às folhas.
O número 3 dará origem às folhas.
5. A figura que se segue representa a semente da ervilheira em algumas fases da sua germinação.
5.1. Que diferença se observa entre o tamanho dos cotilédones nas fases b e d?
Em d o cotilédone é menor.
Em d o cotilédone é menor.
5.2. Como explicas essa diferença?
Os cotilédones têm substâncias nutritivas. A germinação da semente é feita à custa destas, enquanto am nova planta não pode produzir o alimento.
Os cotilédones têm substâncias nutritivas. A germinação da semente é feita à custa destas, enquanto am nova planta não pode produzir o alimento.
Em qual dos frascos o feijão irá germinar?
O feijão germina no frasco A.
A semente necessita de umidade, de ar e de
temperatura amena e só em A se verificam estas
condições.
A semente necessita de umidade, de ar e de
temperatura amena e só em A se verificam estas
condições.
7. Ordene as etapas que se seguem, de modo a obteres a sequência correta da formação de uma nova planta.
A- Disseminação das sementes;
A- Disseminação das sementes;
B- Frutificação;
C- Fecundação;
D- Polinização;
E - Germinação da semente.
___; ___; ___; ___ ; ___.
(D; C; B; A; E)
___; ___; ___; ___ ; ___.
(D; C; B; A; E)
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