1.1. Como se sabe existem características sexuais primárias e secundárias.
1.1.1. Indique quais são as características sexuais primárias:
1.1.1.1. do menino:
a) Pénis
b) Vulva
c)Escroto
d)Testículos
1.1.1.2. da menina:
a) Pénis
b) Vulva
c) Vagina
d) Ovários
1.2. Como se designa o período da adolescência em que os corpos dos meninos e das meninas sofrem grandes alterações?
a) Puberdade
b) Terceira idade
c) Infância
1.3. Durante o período referido na questão anterior, desenvolvem-se uma série de características sexuais secundárias.
1.3.1) Da lista que se segue, indique utilizando o símbolo ♀ (menina) ou ♂ (menino) no espaço, caso essa se refira ao sexo masculino ou ao sexo feminino.
________ Alargamento das ancas
________ Engrossamento da voz
________ Aparecimento da barba
________ Desenvolvimento dos seios
________ A voz mantém-se suave
________ Alargamento dos ombros
2. Observe com atenção o gráfico acima e responda às questões a ele relacionado.
2.1. Em que idade se inicia a puberdade nas meninas?
R: _________________________
2.2. Segundo o gráfico, quando aparece, em média, a primeira menstruação?
R: _________________________
2.3. Quando pode surgir o acne?
R: _________________________
2.4. Qual é o peso e altura média de uma menina quando tem início o desenvolvimento dos seios?
Peso _______ Altura _______
3. Observa com atenção as figuras que representam o sistema reprodutor humano.
3.1. Relacione os números das figuras acima com as chaves que aparecem abaixo:
ChaveA:
Ovário Vagina Útero Trompa de Falópio
Chave B
Pénis Canais deferentes testículos próstata
3.2. Indique, com a respectiva letra, o esquema que representa o:
__________ sistema reprodutor masculino
__________ sistema reprodutor feminino
3.3. Indique o número das figuras onde se produzem as células sexuais:
_______ masculinas
_______ femininas
4. As imagens abaixo representam as células sexuais humanas.
4.1. Faça a correspondência correta:
______ Espermatozóide
______ Óvulo
4.2. Qual das imagens, A ou B, representa a célula sexual feminina?
R: __________________________________________________
4.3. Qual das células sexuais é maior?
R: __________________________________________________
5. Relacione os termos da coluna I às definições da coluna II de modo a obteres afirmações verdadeiras.
Coluna I
|
A - ESCROTO
|
B - CAUDA
|
C - ÚTERO
|
D - EPIDÍDIMO
|
E - SÊMEN/ESPERMA
|
Coluna II
|
( ) Tubo
enrolado sobre cada testículo.
|
( ) Bolsa
que envolve os testículos.
|
( ) Líquido
formado por espermatozóides e substâncias produzidas na próstata e nas
vesículas seminais.
|
( ) Órgão
do sistema reprodutor feminino com forma de pêra e que mede cerca de 8 cm de comprimento.
|
( ) Zona
do espermatozóide que lhe permite deslocar-se.
|
6.1. Como se designa o fenómeno de fusão/união das duas células sexuais representadas.
a) Clivagem
b) Fecundação
c) Nidação
d) Parto
7. Observe a figura abaixo com atenção.
7.1. Completa a legenda da figura.
__________ Nidação
__________ Ovulação
__________ Ovo/Zigoto
__________ Fecundação
__________ Mórula
8. “Durante nove meses o novo ser está protegido e desenvolve-se dentro do ventre materno. Existe um órgão que permite trocas entre o sangue da mãe e o sangue do filho. Esse órgão assegura a alimentação, a respiração e a eliminação de resíduos da actividade celular.”
8.1. A que órgão se refere o texto?
a) Saco amniótico
b) Cordão umbilical
c)Placenta
09. A figura seguinte representa um ser humano com cerca de 5 meses, em desenvolvimento no
organismo materno.
09.1. Tendo em atenção o tempo de gestação, como se designa o novo ser neste período de desenvolvimento: embrião ou feto?
R: ___________________________________________
09.2. Faça a legenda da figura acima.
_____ Placenta
_____ Saco amniótico
_____ Cordão umbilical
09.3. Qual é o órgão que:
09.3.1) Protege o novo ser de choques e da desidratação ________________________
09.3.2) Permite a passagem de substâncias entre o sangue da mãe e do filho _______________
09.3.3) Liga o feto à placenta ________________________
10. Observe as figuras seguintes, que representam comportamentos de uma grávida e classifica-os em corretos e incorretos:
Comportamentos corretos: ____________________ ____________________
Comportamentos incorretos: ___________________ ___________________
11. Ao fim de 9 meses de desenvolvimento no interior do útero materno, o novo ser tem condições para iniciar uma vida independente. Naturalmente, o nascimento acontece – dá-se o parto. A mãe começa a sentir contracções rítmicas do útero, cada vez mais frequentes e fortes, o saco amniótico rompe-se, expulsando o seu líquido, o colo do útero e a vagina dilatam, o novo ser é empurrado por contracções sucessivas, desce em direcção ao exterior através da vagina. Com o bebé já no exterior, o cordão umbilical é cortado. Os pulmões do bebé enchem-se de ar pela primeira vez e pouco tempo depois a placenta é expulsa. A atestar os momentos que viveu no interior do corpo da sua mãe, fica uma marca para toda a vida – o umbigo – um vestígio do cordão umbilical.
11.1. A sequência que se segue representa algumas fases de um parto normal. Coloca-as por ordem.
R: ____________________________
11.2. O que representa o primeiro grito/choro do bebé?
R: _________________________________________
11.3. Para separar o bebé da mãe, o médico corta o cordão umbilical. Que nome tem a cicatriz que se forma mais tarde?
a) Apêndice
b) Umbigo
12. Indique dois métodos contraceptivos, sem ser o preservativo, de que tenhas falado.
R: ________________________________________________________________
13. Além de impedir a gravidez, o preservativo tem outra função muito importante. Indique-a.
R: _______________________________________________________________
14. Na mulher, em cada gravidez, nasce habitualmente apenas uma criança. Mas nem sempre assim acontece, podendo nascer gémeos. Estabelece a correspondência de modo a obteres uma legenda verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário