sábado, 26 de maio de 2012

Características dos seres vivos/método científico


1.      Como sabes vais usar frequentemente o Método Científico.
1.1.   Indique as fases do método científico.
___________________________________________________________________________
1.2.   Considere as frases que se seguem e complete os espaços (               ) com algumas das fases do método científico.
1.2.1.      Porque razão as folhas de algumas árvores caem no inicio do Outono? (                 )
1.2.2.      As flores que há nos campos têm cores muito variadas.(                     )
1.2.3.      Talvez as flores tenham cores garridas para atraírem as abelhas. (                     )

2.      Nas aulas também irás realizar atividades experimentais e para isso terás que recorrer a material de laboratório. No quadro A encontras o desenho de alguns materiais utilizados em atividades laboratoriais, e no quadro B o nome desses materiais.
2.1.   Complete o quadro B com as letras do quadro A. 

 


Quadro B

Lamparina de álcool

Tina de vidro

Tubo de ensaio

Garrafa de esguicho

Suporte de tubos de ensaio

Gobelé
 
3.      Faça a leitura atenta do texto e responde às perguntas que se seguem.
… Nas dunas arenosas, junto a praia crescem cardos. Á beira-mar, a água, na maré-cheia, cobre os rochedos, onde vivem mexilhões, lapas e algas. Mais ao largo, no fundo do mar, os linguados e as solhas escondem-se na areia, como a qual se disfarçam para se abrigarem dos inimigos.”
3.1.   Transcreva do texto o nome de:
3.1.1.      Dois animais _______________________________________________
3.1.2.      Duas plantas _______________________________________________
3.1.3.      Dois elementos da Natureza sem vida ___________________________
3.2.    Indique qual o ambiente dos seguintes seres vivos:


3.2.1.    Chipó-chumbo ______________
3.2.2.      Mexilhão ____________
3.2.3.   Conchas ________________
3.2.4.      Alga _______________


3.3.   Escreva o habitat onde se encontram os seres vivos seguintes:


3.3.1.      Lambari ________________
3.3.2.      Conchas _________________
3.3.3.    Cipó-chumbo _______________
3.4.   Escreva o nome da área protegida que se situa perto do local onde vives.
___________________________________________________________________
4.      Faça a correspondência entre os termos da coluna A e as expressões da coluna B
 
Coluna A
Coluna B
1
Biosfera
A
Local, num dado ambiente, onde podemos encontrar um ser vivo
2
Hidrosfera
B
Parte gasosa, com vários quilómetros de altura em torno da terra
3
Habitat
C
Parte da Terra, constituída essencialmente por rochas e solo
4
Litosfera
D
Conjunto dos diferentes ambientes e seres vivos que neles existem
5
Atmosfera
E
Parte líquida da Terra



1-      ___
2-      ___
3-      ___
4-      ___
5-      ___


5.      Observe a figura que representa vários seres vivos. 
 
5.1.   Indique usando as letras, os seres vivos estudados nos ramos da biologia:
5.1.1.      Zoologia __________________________________________________
5.1.2.      Botânica __________________________________________________

5.2.   Na figura esta representado a Biosfera. Escolha a frase que justifica a afirmação.
5.2.1.      Porque na figura estão representados seres vivos
5.2.2.       Porque na figura estão representados ambientes naturais
5.2.3.      Porque na figura estão representados seres vivos nos seus ambientes naturais.

5.3.   O ramo da Biologia que estuda os seres vivos e a sua relação com o meio ambiente é a:

5.3.1.      Ecologia
5.3.2.      Zoologia
5.3.3.      Botânica
5.3.4.      Biologia


6.      Os seres vivos estão adaptados para sobreviverem no seu habitat. Preencha a tabela colocando uma cruz (X), de modo a identificar o habitat de cada ser vivo.
 
Habitat
Seres vivos
Lago
Oceano
Deserto
Floresta
Coruja








Cacto




Baleia




Castanheiro




Camelo




6.1.   Como sabes, cada ser vivo tem o seu habitat. Explique por palavras tuas o que é o Habitat.
_____________________________________________________________________________
 
7.      Indique a forma dos animais na figura em baixo.
A
B
C
 
A- ________________      B- ___________________      C-____________________

8.      O revestimento do corpo dos animais é muito diversificado e depende do meio em que vivem. Observe a figura e responde as questões. 
 
8.1.   Indique o tipo de revestimentos de cada um dos animais 
Pássaro ___________________________________________________________
Mosca ___________________________________________________________
Tartaruga _________________________________________________________
Sapo _____________________________________________________________
Porco____________________________________________________________
Tartaruga _________________________________________________________ 
Lagosta ___________________________________________________________
Peixe ____________________________________________________________
Minhoca __________________________________________________________
Ostra ____________________________________________________________

8.2.   O revestimento do corpo dos animais tem várias funções, escreva três dessas funções. 
______________________________________________________________________

9.      O quadro que se segue refere-se a tipos de revestimento de vários animais. Preencha o quadro do seguinte modo:
9.1.   Faça corresponder cada tipo de revestimento com o animal que o possui, colocando um X no retângulo respectivo. 
 
Animais
Tipos de revestimento
Outros animais com o mesmo revestimento
Pêlos
Penas
Escamas
Quitina
Pele nua
Concha
Galinha







Formiga







Coelho







Pescada







Ostra






Mexilhão
Sapo







9.2.   Complete a ultima coluna com exemplos de outros animais.
9.3.   Das frases que se seguem, assinale com um X, as que podem traduzir funções de revestimento dos animais.
9.3.1.      (     ) apanhar alimento
9.3.2.      (     ) manter a temperatura do corpo
9.3.3.      (     ) facilitar a entrada dos parasitas
9.3.4.      (     ) confundir-se com o ambiente (camuflagem)
9.3.5.      (     ) proteger-se contra a perda de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário