1.
Como sabes vais usar
frequentemente o Método Científico.
1.1.
Indique as fases do método
científico.
___________________________________________________________________________
1.2.
Considere as frases que se seguem e
complete os espaços ( ) com algumas das fases do método
científico.
1.2.1.
Porque razão as folhas de algumas árvores caem no
inicio do Outono? ( )
1.2.2.
As flores que há nos campos têm cores
muito variadas.( )
1.2.3.
Talvez as flores tenham cores garridas
para atraírem as abelhas. ( )
2.
Nas aulas também irás realizar
atividades experimentais e para isso terás que recorrer a material de laboratório. No quadro
A encontras o desenho de alguns materiais utilizados em atividades
laboratoriais, e no quadro B o nome
desses materiais.
2.1.
Complete o quadro B com as letras
do quadro A.
Quadro B
|
|
Lamparina de álcool
|
|
Tina de vidro
|
|
Tubo de ensaio
|
|
Garrafa de esguicho
|
|
Suporte de tubos de ensaio
|
|
Gobelé
|
3.
Faça a leitura atenta do texto e
responde às perguntas que se seguem.
“ … Nas
dunas arenosas, junto a praia crescem cardos. Á beira-mar, a água, na
maré-cheia, cobre os rochedos, onde vivem mexilhões, lapas e algas. Mais ao
largo, no fundo do mar, os linguados e as solhas escondem-se na areia, como a
qual se disfarçam para se abrigarem dos inimigos.”
3.1.
Transcreva do texto o nome de:
3.1.1.
Dois animais
_______________________________________________
3.1.2.
Duas plantas _______________________________________________
3.1.3.
Dois elementos da Natureza sem
vida ___________________________
3.2.
Indique qual o ambiente dos seguintes seres vivos:
3.2.1. Chipó-chumbo ______________
3.2.2.
Mexilhão ____________
3.2.3. Conchas ________________
3.2.4.
Alga _______________
3.3. Escreva o habitat onde se encontram os seres vivos seguintes:
3.3.1. Lambari ________________
3.3.2. Conchas _________________
3.3.3. Cipó-chumbo _______________
3.4. Escreva o nome da área protegida
que se situa perto do local onde vives.
___________________________________________________________________
4.
Faça a correspondência entre os
termos da coluna A e as expressões
da coluna B.
Coluna A
|
Coluna B
|
||
1
|
Biosfera
|
A
|
Local, num dado ambiente, onde podemos encontrar um ser vivo
|
2
|
Hidrosfera
|
B
|
Parte gasosa, com vários quilómetros de altura em torno da terra
|
3
|
Habitat
|
C
|
Parte da Terra, constituída essencialmente por rochas e solo
|
4
|
Litosfera
|
D
|
Conjunto dos diferentes ambientes e seres vivos que neles existem
|
5
|
Atmosfera
|
E
|
Parte líquida da Terra
|
1-
___
2-
___
3-
___
4-
___
5-
___
5.
Observe a figura que representa
vários seres vivos.
5.1.
Indique usando as letras, os seres vivos estudados nos ramos da biologia:
5.1.1.
Zoologia
__________________________________________________
5.1.2.
Botânica
__________________________________________________
5.2.
Na figura esta representado a Biosfera. Escolha a frase que justifica
a afirmação.
5.2.1.
Porque na figura estão
representados seres vivos
5.2.2.
Porque na figura estão representados ambientes
naturais
5.2.3.
Porque na figura estão
representados seres vivos nos seus ambientes naturais.
5.3.
O ramo da Biologia que estuda os
seres vivos e a sua relação com o meio ambiente é a:
5.3.1.
Ecologia
5.3.2.
Zoologia
5.3.3.
Botânica
5.3.4.
Biologia
6.
Os seres vivos estão adaptados
para sobreviverem no seu habitat. Preencha a tabela colocando uma cruz (X), de
modo a identificar o habitat de cada ser vivo.
Habitat
Seres vivos
|
Lago
|
Oceano
|
Deserto
|
Floresta
|
Coruja
|
||||
Rã
|
||||
Cacto
|
||||
Baleia
|
||||
Castanheiro
|
||||
Camelo
|
6.1.
Como sabes, cada ser vivo tem o
seu habitat. Explique por palavras tuas o que é o Habitat.
_____________________________________________________________________________
7.
Indique a forma dos animais na
figura em baixo.
A |
B |
C |
A- ________________ B- ___________________ C-____________________
8.
O revestimento do corpo dos
animais é muito diversificado e depende do meio em que vivem. Observe a figura
e responde as questões.
8.1.
Indique o tipo de revestimentos de
cada um dos animais
Pássaro ___________________________________________________________
Mosca ___________________________________________________________
Tartaruga _________________________________________________________
Sapo _____________________________________________________________
Porco____________________________________________________________
Tartaruga _________________________________________________________
Lagosta ___________________________________________________________
Peixe ____________________________________________________________
Minhoca __________________________________________________________
Ostra ____________________________________________________________
8.2.
O revestimento do corpo dos
animais tem várias funções, escreva três dessas funções.
______________________________________________________________________
9.
O quadro que se segue refere-se a
tipos de revestimento de vários animais. Preencha o quadro do seguinte modo:
9.1.
Faça corresponder cada tipo de
revestimento com o animal que o possui, colocando um X no retângulo
respectivo.
Animais
|
Tipos de revestimento
|
Outros animais com o
mesmo revestimento
|
|||||
Pêlos
|
Penas
|
Escamas
|
Quitina
|
Pele nua
|
Concha
|
||
Galinha
|
|||||||
Formiga
|
|||||||
Coelho
|
|||||||
Pescada
|
|||||||
Ostra
|
Mexilhão
|
||||||
Sapo
|
9.2.
Complete a ultima coluna com
exemplos de outros animais.
9.3.
Das frases que se seguem, assinale
com um X, as que podem traduzir funções de revestimento dos animais.
9.3.1.
( ) apanhar alimento
9.3.2.
( ) manter a temperatura do corpo
9.3.3.
( ) facilitar a entrada dos parasitas
9.3.4.
( ) confundir-se com o ambiente (camuflagem)
9.3.5.
( ) proteger-se contra a perda de água
Nenhum comentário:
Postar um comentário