1. As figuras representam a água na
Natureza, em diferentes estados.
A |
B |
C |
D |
1.1. Atribua a cada uma das
letras das figuras um dos números da chave:
I – água no estado líquido;
____________
II – água no estado sólido;
_____________
III – água no estado gasoso.
______________
1.2. Dê exemplo de mais dois
locais onde possas encontrar água e indique o respectivo estado físico.
2. O gráfico da figura abaixo pretende
representar a distribuição da água à superfície da Terra.
2.1. Faça corresponder a cada
uma das porções do círculo uma das letras da chave:
2.2. Em que estado da
matéria se encontra a maior parte da água à superfície da Terra?
___________________________________________
2.3. Onde se encontra a
maior parte da água dos continentes?
3. Resolva o crucigrama.
1 – Processo que a água sofre quando passa
através de várias camadas de areia.
2 – Estado em que a água se encontra na
atmosfera.
3 – Mistura de água e açúcar
4 – Etapa de purificação da água em que as
substâncias sólidas se depositam no fundo.
_______________________________________________
4. A água é um bem da Natureza indispensável à Vida na
Terra. Ela cobre grande parte da superfície terrestre onde se encontra em três
estados físicos.
4.1. Faça a correspondência correta entre os números da
coluna I e as letras da coluna II.
___________________________________________
|
I
|
II
|
1. Oceano
2. Neve
3. Chuva
4. Humidade atmosférica
5. Geada
6. Rio
|
A – Estado sólido
B – Estado líquido
C – Estado gasoso
|
4.2. Só uma pequena porção da água existente na Natureza
pode ser utilizada pelo ser humano.
Indique duas razões que justificam a afirmação
anterior.
____________________________________________________________
5. O esquema da figura abaixo representa uma atividade experimental realizada para estudar o poder dissolvente da água.
5.2. Escolha um dos termos:
dissolução – dissolvente – solúvel – insolúvel –
dissolver
adaptando-os quando necessário, para completares as
frases que se seguem.
A – Os sais de fruta são __________ na água.
B – A água __________ os sais de frutas.
C – Para se obter a solução, ocorreu a __________.
D – A água é um bom __________.
6. A água contida num copo, com areia no fundo, poeiras e
micróbios, foi tratada para ser transformada em água potável.
6.1. Pela decantação que se retirou da água?
____________________________________________
6.2. Como se deveria proceder para eliminar os micróbios?
___________________________________________________________
7. Faça a leitura da notícia do jornal e responda às
perguntas que se seguem.
POLUIÇÃO MATA PEIXES NO RIO ANTUÃ
Uma grande quantidade de peixes mortos
apareceu a boiar no rio Antuã, poluído com um produto orgânico, turvo e mal
cheiroso, de origem provável nos esgotos de unidade industrial.
J.N. 99 – 08 – 05
|
7.1. Qual foi a causa provável da poluição do rio Antuã?
______________________________________________________
7.2. Escreva uma consequência dessa poluição.
_____________________________________________________
7.3. Como se poderia ter evitado este desastre ecológico?
A – Lançando os esgotos no solo.
B – Encaminhando os esgotos para o mar.
C – Tratando os esgotos antes de serem lançados no rio.
Transcreva a opção correta.
____________________________________
8. Para que a água não falte num futuro breve, mesmo nos
paises que hoje a possuem na quantidade necessária, devem tomar -se,
urgentemente, medidas de conservação.
8.1. Da lista que se segue indique, utilizando as letras
respectivas, as que se referem a atitudes:
A – Fazer a reflorestação.
B – Provocar incêndios florestais.
C – Conservar as florestas.
D – Destruir as árvores, incontroladamente.
E – Lançar lixos nos rios.
F – Tratar dos esgotos nas ETAS.
8.2. Cada cidadão deve colaborar na prevenção da falta de
água.
Indique três atitudes que deves tomar nesse sentido.
Indique três atitudes que deves tomar nesse sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário