sábado, 12 de maio de 2012

Exercícios com respostas - seres vivos


Questão 01- Conceitue:

a) Seres unicelulares: formados por uma célula.
b) Seres pluricelulares: formados por mais de uma célula.
c)  Seres procariontes: não possuem núcleo protegendo o DNA.
d)  Seres eucariontes: possuem a membrana do núcleo para dentro ficar o DNA.
e)  Seres autótrofos: são capazes de produzir seu próprio alimento (plantas)
f)  Seres heterótrofos: não são capazes de produzir seu próprio alimento (protistas, fungos, animais)
g)  Seres aeróbicos: respiram oxigênio (O2)
h)  Seres anaeróbicos: não precisam de oxigênio para respirar, utilizando outros gases.

Questão 02- Podemos reconhecer um ser vivo por suas características básicas. Cite-as.

Os seres vivos apresentam:

·     Ciclo de vida (nascem, crescem, se reproduzem e morrem)

·         Possuem célula (exceto os vírus)

·         Possuem material genético

·         São capazes de responder a estímulos do meio
·              São capazes de se reproduzir
·          
Questão 03- Quais são os principais biomas brasileiros e onde se localiza cada um deles?

Mata Atlântica: no litoral do Brasil

Caatinga: região nordeste

Cerrado: região centro-oeste

Pampas ou Campos sulinos: região sul

Mata de Araucárias: Paraná e Santa Catarina
Amazônia: região norte

Questão 04- Diferencie a reprodução sexuada da assexuada.
           
A reprodução sexuada é realizada por animais que possuem gametas, e nela há a fecundação, que é o encontro do gameta masculino (ex. espermatozóide) com o gameta feminino (Ex. óvulo).
            Já a reprodução assexuada não envolve gametas sexuais, mas o organismo é capaz de se dividir e dar origem a outro indivíduo igual a ele (um clone, com mesmo DNA)

Questão 05- Complete corretamente as sentenças abaixo com os termos “fotossíntese; respiração celular; clorofila; açúcar; autótrofa; heterótrofa”:

a) As plantas possuem um tipo especial de nutrição, chamada de nutrição autótrofa. Elas produzem o açúcar utilizando gás carbônico, água e a luz solar absorvida pela clorofila, a este fenômeno damos o nome de fotossíntese.

b) Já os animais apresentam uma nutrição heterótrofa e conseguem retirar energia dos alimentos por meio da respiração celular.

Questão 06- Um aluno do 7º ano escreveu, em um trabalho de ciências, o nome científico do leão assim: Panthera Leo.
a)     O nome científico está escrito de maneira correta? Se não está escrito corretamente, conserte-o.
Não, pois o nome científico deve ter a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula. Além disso, deve ser escrito em itálico ou sublinhado. Assim, o nome escrito corretamente seria: Pantera leo.
b)    Em que língua deve estar escrito os nomes científicos, e a que classificação corresponde a primeira palavra do nome da espécie?
A primeira palavra do nome da espécie é o gênero daquele organismo. Exemplo, o gênero do homem é Homo, já que o nome da nossa espécie é Homo sapiens.

Questão 07- Quais as características da Terra Primitiva e como elas contribuíram para a formação dos coacervados?

           
Na Terra Primitiva havia gases havia muitas descargas elétricas e as radiações do Sol eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a moléculas maiores e mais complexas: as primeiras moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos. Esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras “sopas nutritivas, ricas em matéria orgânica. Essas moléculas orgânicas poderiam ter-se agregado, formando coacervados, nome derivado do latim coacervare, que significa formar grupos. No caso, o sentido de coacervados é o de conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água. Esses coacervados não eram seres vivos, mas uma primitiva organização das substâncias orgânicas em um sistema semi-isolado do meio, podendo trocar substâncias com o meio externo e havendo possibilidade de ocorrerem inúmeras reações químicas em seu interior.

Questão 08-  Escreva as principais características dos reinos abaixo e cite um exemplo para cada reino:


a)     Reino Monera: seres unicelulares e procariontes, autótrofos ou heterótrofos. Ex. bactérias.

b)    Reino Protista: (protozoários) seres uni ou pluricelulares e eucariontes, autótrofos ou heterótrofos. Ex. ameba.

c)     Reino Fungi: seres uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Ex. cogumelos e bolor.

d)    Reino Plantae: seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Ex. samambaia.
e)     Reino Animalia: seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Ex. cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário