Questão 01- Determine 03 características que enquadram um animal como classe Chordatta. Quais são as 04 (quatro) sub-classes da classe Chordatta.
Questão 02- “Todo vertebratta é um Chordatta mas nem todo o Chordatta é um vertebratta”. Justifique a sentença acima para confirmar sua veracidade.
Questão 03- Cite as principais características dos urochordathas, cephalocordathas e hemichordathas. Dê, pelo menos, um exemplo de animal de cada um destes grupos taxonômicos.
Questão 04- Quais são as 03 grandes classes dos peixes? Dê exemplos de cada uma destas classes.
Questão 05- Quais são as características- descreva pelo menos 04 (quatro) que tornam os peixes os melhores “nadadores” vistos no reino Animal.
Questão 06- Quais são e qual é a função de cada órgão sensorial encontrado em peixes? Usando tais órgãos como referência, descreva diferença(s) entre os peixes condrocties (cartilaginosos) e osteocties (ósseos).
Questão 07- Os animais são, de acordo com seu padrão metabólico, subdivididos em: homeotermos (endotérmicos) e ectotérmicos (heterotérmicos ou pecilotérmicos). Quais são as classes enquadradas em cada uma das classificações acima? Qual é a vantagem e a desvantagem adaptativa de cada subdivisão em relação a outra?
Questão 08- Qual é a vantagem da respiração branquial (guelras) encontradas em osteocicites em relação à respiração branquial vista em condrocties (fendas branquiais).
Questão 09- Compare o sistema circulatório fechado de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos no que tange, principalmente ao tipo de coração, por onde circulam o sangue oxigenado e não-oxigenado (carbonado) e o papel e interação do sistema respiratório em cada classe.
Questão 10- Qual é a vantagem da bexiga natatória vista nos osteocties em relação aos condrocties (que não possuem bexiga natatória)?
Questão 11- Diferencie o sistema digestório dos condrocties e dos osteocties. Por que razão a terminação digestória dos primeiros é denominada cloaca e dos segundos denomina-se ânus?
Questão 12- Quais são as características que não permitiram o domínio pleno do ambiente terrestre desempenhada pelos anfíbios? (Liste pelo menos 05 características).
Questão 13- Descreva 05 (cinco) inovações evolutivas dos anfíbios em relação aos peixes.
Questão 14- Que características anfíbias demonstram a ancestralidade destes animais com os peixes?
Questão 15- Por que a classe dos primeiros vertebrados invasores do ambiente terrestre denomina-se ANFÍBIOS?
Questão 16- Quais são as ordens dos anfíbios atuais? Descreva características particulares de cada uma dessas ordens.
Questão 17- “Apesar da aparência não agradável a algumas pessoas, sapos são inofensivos, apesar de venenosos”. Argumente a favor da veracidade desta sentença.
Questão 18- O coração dos anfíbios possui 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo), neste caso há a mistura de sangue oxigenado e carbonado. Como os anfíbios compensam esta mistura para não ocorrer prejuízo aos tecidos corpóreos? Esquematize o sistema circulatório (cardiovascular) dos anfíbios.
Questão 19- Como ocorre o processo de hematose (respiração) em cada uma das ordens anfíbias.
Questão 20- Relate o nicho alimentar verificada na maioria dos anuros. Que estrutura auxilia o padrão de alimentação vistas neste grupo.
Questão 21- Diferencie sapos, rãs e pererecas. Quem é mais perigoso no que tange a intoxicação para humanos: rãs ou sapos? Justifique sua última resposta.
Questão 22- “Na maioria dos anfíbios a reprodução pode ser classificada como dióicos, fecundação externa e desenvolvimento indireto”. Conceitue cada uma destas classificações e justifique por que se aplicam aos anfíbios em geral.
Questão 23- Que fatores anatômicos e fisiológicos assemelham os girinos (fase larval da maioria dos anfíbios) aos osteocties (peixes ósseos).
Questão 24- Esquematize a hemimetamorfose (metamorfose incompleta) que ocorre nos anuros.
Questão 25- Que grupos anfíbios realizam fecundação interna? Qual é a vantagem deste tipo de reprodução em relação a fecundação externa?
Questão 26- Disserte sobre 03 utilidades diretas de anfíbios aos seres humanos (pesquise na internet sobre descoberta e produção de medicamentos a partir de substâncias produzidas por anfíbios).
Questão 27- Quais são as ordens e exemplares de cada um destes grupos, verificado entre os répteis modernos?
Questão 28- Descreva pelo menos 05 evidências anatômicas e fisiológicas verificadas em répteis que demonstram a capacidade de domínio desta classe no ambiente terrestre e seco.
Questão 29- Usando as classificações: fecundação interna (externa), desenvolvimento direto (indireto), ovíparo (vivíparo); descreva a reprodução verificada na maioria dos anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Questão 30 – Em relação a formas e padrões, como é o revestimento corpóreo encontrado em: quelônios, squamattas (escamados) e crocodilianos?
Questão 31- Qual é a razão pela qual a mistura de sangue que ocorre nos répteis quelônios e squamattas não atrapalha o metabolismo destes animais?
Questão 32- Que diferenças são constatadas entre o coração de quelônios e squamattas e o mesmo órgão encontrado entre crocodilianos?
Questão 33- Quais são as regiões do planeta onde se encontram: crocodilos, jacarés e gaviais (integrantes crocodilianos)?
Questão 34- Que diferença há entre os integrantes quelônios: tartarugas, cágados e jabutis? Que características fisiológicas tornam as tartarugas formas únicas dentro da classe reptilia?
Questão 35- As serpentes têm, em geral, uma péssima visão, que órgãos sensoriais e sentidos compensam tal deficiência?
Questão 36- Pesquise 08 (oito) exemplos de lacertílios e o mesmo número de ofídios (sub ordens dos squamatta).
Questão 37- No Brasil, pesquise pelo menos 05 cobras (serpentes) consideradas peçonhentas e 05 não peçonhentas.
Questão 38- “Todas as cobras são potencialmente venenosas, somente algumas são peçonhentas”. Explique, sob o ponto de vista biológico, esta sentença.
Questão 39- Por que razão o soro antiofídico produzido a partir da toxina da jararaca não pode ser usado no caso de um acidente com picada de cobra causada por uma cascavel?
Questão 40- Qual é a razão mais aceita para a extinção dos grandes dinossauros a cerca de 65 milhões de anos atrás? Disserte sobre os acontecimentos terrestres que aceleraram o processo de extinção.
Questão 41- Descreva pelo menos 05 características vistas nas aves que as adaptam para o nicho do vôo.
Questão 42- Os répteis, em sua grande maioria excretam ácido úrico como composto tóxico nitrogenado. Tal característica foi repassada as aves. Por que razão tal fato facilita o vôo desta última classe animal além de melhor adaptá-las aos ambientes secos?
Questão 43- “Quem surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?” Responda esta questão sob a óptica do processo de evolução.
Questão 44- Qual é a provável origem da linhagem animal que teve como consequência a diversificada classe das aves?
Questão 45- Um conjunto de biólogos tem como tese a idéia de que aves não são uma classe, mas uma subclasse réptil. Que argumentos embasam tal idéia?
Questão 46- Apesar da maioria das aves não possuir glândulas na pele, há pássaros que possuem glândulas que produzem óleo. Quem são essas aves e qual seria a serventia desta excreção? Como se denomina esta glândula e qual é a sua precisa localização no corpo do animal?
Questão 47- Como os mamíferos as aves são homeotermos. Descreva 07 estratégias entre aves e mamíferos que permitem a manutenção constante da temperatura corpórea, independente da temperatura ambiental.
Questão 48- Os sacos aéreos, além de diminuir a densidade corpórea e facilitar o vôo, possuem importante papel para a sobrevivência dos pássaros. Qual a razão da importância e adaptação das aves em prol a sua sobrevivência e que se relaciona a presença e função dos sacos aéreos.
Questão 49- Como é o coração e o sistema circulatório encontrado em aves e mamíferos? Qual é a vantagem evolutiva deste padrão de coração em relação aos verificados em classes vertebradas anteriores?
Questão 50- As aves não possuem dentes. Que estratégias fisiológicas estes animais possuem para compensar a falta destas estruturas de mastigação que facilitariam o processo digestório?
Questão 51- Galinhas domésticas e pingüins não voam. Por que razão estas aves são consideradas da subclasse carinata?
Questão 52- Na maioria dos animais de sistema digestório completo, o orifício para a saída de fezes denomina-se ânus. Por que razão em condrocties, répteis e aves tal orifício denomina-se de CLOACA?
Questão 53- Que nichos das aves demonstram o grande desenvolvimento parental (capacidade de cuidar dos filhotes) verificado nesta classe?
Questão 54- Disserte sobre 03 inovações evolutivas da maioria dos mamíferos que não são observadas entre as aves.
Questão 55- Esquematize a pele dos mamíferos enfatizando 3 características deste órgão que não são encontradas na pele de aves.
Questão 56- Quais são as 03 subclasses mamíferas. Dê, pelo menos, dois exemplos de animais de cada subclasse supra citada.
Questão 57- Qual é o papel das glândulas sebáceas e sudoríparas encontradas entre mamíferos? Como é a fisiologia (funcionamento) dos produtos destas glândulas para atingir o seu objetivo de utilidade corpórea nesses animais?
Questão 58- Esquematize a pele dos mamíferos e discorra a razão para tal órgão ser extremamente importante à manutenção da temperatura desses animais (homeotermia).
Questão 59- Como a fisiologia envolvendo pêlos auxilia na manutenção da temperatura corpórea dos mamíferos?
Questão 60- Em primatas, especialmente nos humanos, qual é a função das sombracelhas e cílios?
Questão 61- Como se explica o fato do esqueleto mamífero ser semelhante ao esqueleto réptil e não ao esqueleto de animais evoluídos como as aves?
Questão 62- Que fatores evolutivos, comportamentais e estruturais permitiram com que mamíferos tenham, em média, ninhadas (número de filhotes) menores que vertebrados mais primitivos?
Questão 63- Na estrutura pulmonar dos mamíferos defina:
a) Fossas nasais
b) Traquéia
c) Brônquios
d) Bronquíolos
e) Alvéolo
f) Artéria pulmonar
g) Veia pulmonar
Questão 64- Quais, dos órgãos vistos na questão 63, pertencem ao pulmão.
Questão 65- Dê 05 exemplos que demonstram o grande avanço dos órgãos sensoriais vistos nos mamíferos.
Questão 66- Denomine e exemplifique pelo menos 12 ordens da classe mammalia.
Questão 67- Descreva 05 características que definem a ordem primata.
Questão 68- O que são mamíferos ruminantes? Exemplifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário