quarta-feira, 9 de maio de 2012

Banco de Atividades de Ciências - cadeia alimentar


Questão 1 – Leia o texto abaixo com muita atenção:
Era uma vez um arco-íris com sete bonitas cores. Costumava aparecer sempre que a chuva e o sol se encontravam no céu e todos o admiravam pela sua beleza... Lá dentro viviam sete cores amigas, todas em harmonia umas com as outras. Divertiam-se muito todas juntas… brincavam, dançavam e cantavam, era uma alegria!
Mas um certo dia, as cores desentenderam-se umas com as outras. Então, uma de cada vez, começaram a saltar para fora do arco-íris, para poderem conversar mais à vontade… O laranja estava zangado com o vermelho, pois este estava sempre em cima dele! O verde também costumava pisar um pouco o azul, que já estava a ficar farto dessa situação… Como eram muito amigas e não se queriam zangar mais, as cores afastaram-se umas das outras para pensarem o que haveriam de fazer.
O tempo passou e as cores do arco-íris estavam tristes, pois sentiam saudades umas das outras… E isso não era nada divertido estarem sozinhas! Foi então que decidiram conversar umas com as outras para resolverem o problema.
Aproximaram-se com calma, pediram desculpas e prometeram ser mais amigas daí em diante, resolvendo os problemas sempre a conversar. Logo as cores do arco-íris se tornaram ainda mais bonitas, ainda mais brilhantes do que eram… Porque a luz da amizade acendeu-se ainda mais forte dentro delas!
Todas juntas resolveram então fazer o arco-íris mais bonito de sempre: o arco-íris da amizade! Quando apareceu no céu todos ficaram maravilhados: era o mais lindo arco-íris que já tinham visto!

Agora responda:
a)      Cite as cores do arco-íris, em ordem. 
b)      Analise a frase em falso ou verdadeiro : “O arco-íris é uma formação da natureza, e ele costuma aparecer sempre que a chuva e o sol se encontram no céu.”  Justifique sua resposta.
c)      De acordo com o texto, marque a alternativa correta:
(     ) Para que as cores do arco-íris fiquem ainda mais brilhantes é preciso de luz.
(     ) O laranja fica sempre localizado acima do vermelho.
(     ) Oito são as cores do arco-íris.  

Questão 2 - Por dentro das cadeias alimentares (Leia o texto e responda as questões)
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos).
As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.
a) O que significa dizer que as plantas é a base da cadeia alimentar?
b) O que são decompositores?
c) Cite três caracterísitcas do MANGUEZAL, um ecossistema muito importante para a vida.

Questão 3 – Complete com setas , formando assim, uma cadeia alimentar  e responda:

      a)      Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo?
b)      Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?
c)      O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?
d)   Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?

Questão 4 – A figura abaixo pode ser considerada uma teia alimentar ou uma cadeia alimentar? Por quê?

 
Questão 5 – Observe bem a figura abaixo e responda:


 
a)      Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?
b)      Qual a importância desse processo para a nossa vida?
c)      Quais são os seres que realizam este processo?

 
Questão 6 – Complete as frases, utilizando as palavras do quadro abaixo:

HERBÍVORO

HETERÓTROFO
 
    FUNGOS
 
  ALIMENTO

FOTOSSÍNTESE
 a) O ser autótrofo é aquele que produz o seu próprio _____________________
 b) O ser que não produz o seu próprio alimento é chamado de _______________
c)  O ser que só se alimenta de vegetais é chamado de____________________
d)  Um exemplo de decompositores pode ser os _____________________;

Questão 7 – SAIBA MAIS SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO
Leia o texto abaixo:

O Controle Biológico da Dengue
 
Com um nome tão singelo, ninguém imagina que esta doença também é chamada de "febre quebra ossos". Quem já sofreu do mal entende bem o significado. Não tem nada de dengoso, a não ser a moleza, a fraqueza que o doente sente.
O controle biológico é uma excelente alternativa para o combate do mosquito transmissor da dengue, evitando a utilização de produtos que podem provocar uma impacto ambiental e até mesmo toxidade em nossos organismos.
Segundo dados divulgados na Ciência Hoje On-line no dia 02/05/02, por Fernanda Marques, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e por uma companhia privada de Brasília, a Bthek, um produto capaz de destruir as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, cuja fórmula contém a bactéria Bacillus thuringiensis, que age especificamente sobre as larvas do inseto, não causando danos a outros organismos.
Como a fórmula não tem efeito sobre mosquitos adultos, ela deve ser aplicada em água parada, onde as larvas desse mosquito se desenvolvem, eliminando-as em 24 horas. Segundo o resultado da pesquisa, o microrganismo Bacillus thuringiensis, presente no produto serve de alimento para a larva. Em seu intestino, uma proteína é ativada, produzida e liberada pela bactéria, transformando-se tóxica para a larva, matando-a antes de virarem adultas.
Responda de acordo com o texto:
a)      Que doença pode ser chamada também de “febre quebra ossos”?
b)      Qual é o mosquito transmissor do vírus da dengue?
c)      Onde as larvas do mosquito Aedes aegypti gostam de desenvolver?
d)      Controle biológico é quando um ser vivo é utilizado para diminuir uma praga. No texto, qual o ser vivo que é utilizado para matar as larvas do Aedes aegypti?
  
Questão 8 – DESEQUILÍBRIO NA CADEIA ALIMENTAR

 
Analise a cadeia alimentar acima e responda:
a)      Se houver uma caça muito grande do peixe maior, o que acontece com os outros seres da cadeia alimentar acima?
b)   Uma fábrica de produtos químicos poluiu o rio, matando todos os seres aquáticos dessa cadeia. O que acontecerá com a ave?

Questão 9 -  Como se chama o processo em que há perda de água pela folha das plantas. Marque a opção correta:
a)      Respiração
b)      Fotossíntese
c)      Transpiração
d)     Mutilação

Questão 10 – Quais são os órgãos das plantas?
a)      Raiz e água
b)      Raiz, caule e oxigênio
c)      Raiz e gás carbônico
d)     Raiz, caule e folhas
 
Questão 11 – Marque em que local da figura abaixo é absorvida a seiva bruta.

Questão 12 – De que é formada a seiva bruta e a seiva elaborada?
 

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