1. A Forma dos animais é muito diversificada.
1.1. Para obteres exemplos corretos relativamente às expressões que se seguem, regista uma cruz no espaço conveniente.
1.1.1. Um animal com forma esférica.
1.1.2. Um animal com forma estrelada.
1.1.3. Um animal com o corpo dividido em cabeça tronco e membros.
1.1.4. Um animal com o corpo aerodinâmico.
1.1.5. Um animal com o corpo hidrodinâmico:
2. À frente de cada uma das afirmações que se seguem, coloca as letras V ou F, consoante elas sejam verdadeiras ou falsas.
2.1. As escamas dos peixes permitem-lhes uma melhor locomoção no solo. ______
2.2. A pele nua dos anfíbios permite-lhes ter uma respiração cutânea. ______
2.3. A quitina impede a perda de água. ______
2.4. As penas são impermeáveis à água. ______
2.5. O pêlo branco do urso polar ajuda-o na caça, pois camufla-o. ______
2.6. As escamas permitem que os répteis mantenham a temperatura constante. ______
3. As imagens que se seguem apresentam dois animais protegidos por uma concha.
3.1. Preencha os espaços com um dos seguintes termos: univalve; bivalve.
A concha ____________________ é constituída por duas peças (valvas).
A concha ____________________ é constituída por uma peça (valva).
3.2. Registre em cada espaço a letra que corresponde às designações seguintes:
Concha univalve ________
Concha bivalve _________
4. Observe as figuras que se seguem e indica o revestimento de cada animal nelas representado.
5. Observe com atenção as imagens seguintes e diga que propriedades das penas estão evidenciadas, assinalando com X a opção correta.
______ As penas são permeáveis à água.
______ As penas são impermeáveis à água, isoladoras e ajudam a manter a temperatura do corpo constante.
______ As penas são impermeáveis à água e isolantes, mas não ajudam a manter a temperatura do corpo constante.
1.1. Para obteres exemplos corretos relativamente às expressões que se seguem, regista uma cruz no espaço conveniente.
1.1.1. Um animal com forma esférica.
1.1.2. Um animal com forma estrelada.
1.1.3. Um animal com o corpo dividido em cabeça tronco e membros.
1.1.4. Um animal com o corpo aerodinâmico.
1.1.5. Um animal com o corpo hidrodinâmico:
2. À frente de cada uma das afirmações que se seguem, coloca as letras V ou F, consoante elas sejam verdadeiras ou falsas.
2.1. As escamas dos peixes permitem-lhes uma melhor locomoção no solo. ______
2.2. A pele nua dos anfíbios permite-lhes ter uma respiração cutânea. ______
2.3. A quitina impede a perda de água. ______
2.4. As penas são impermeáveis à água. ______
2.5. O pêlo branco do urso polar ajuda-o na caça, pois camufla-o. ______
2.6. As escamas permitem que os répteis mantenham a temperatura constante. ______
3. As imagens que se seguem apresentam dois animais protegidos por uma concha.
3.1. Preencha os espaços com um dos seguintes termos: univalve; bivalve.
A concha ____________________ é constituída por duas peças (valvas).
A concha ____________________ é constituída por uma peça (valva).
3.2. Registre em cada espaço a letra que corresponde às designações seguintes:
Concha univalve ________
Concha bivalve _________
4. Observe as figuras que se seguem e indica o revestimento de cada animal nelas representado.
5. Observe com atenção as imagens seguintes e diga que propriedades das penas estão evidenciadas, assinalando com X a opção correta.
______ As penas são permeáveis à água.
______ As penas são impermeáveis à água, isoladoras e ajudam a manter a temperatura do corpo constante.
______ As penas são impermeáveis à água e isolantes, mas não ajudam a manter a temperatura do corpo constante.
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