quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tipos de solo

Existem diferentes solos nos ambientes mas três são os mais comuns : Solos arenosos, argilosos e humíferos ou húmicos. A origem desses solos está nas diferentes rochas que sofrem a ação das chuvas, do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas; e as diferentes cores dos solos são resultados das cores das rochas originais. Esse processo de formação dos solos recebe o nome de intemperismo

Os SOLOS ARENOSOS são mais soltos, não sustentam bem as raizes dos vegetais, não retêm muita água e são mais pobres em nutrientes; por isso as plantas têm mais dificuldade de crescer.

O SOLO ARGILOSO retêm mais água , é normalmente mais rico em nutrientes que os solo arenoso, porém pode dificultar o crescimento das raizes das plantas se estiver compactado, ou seja, muito "pilado" pelo excessivo uso do trator por exemplo. Assim o melhor solo para a as plantas não é nem muito arenoso, nem muito argiloso, deve ser uma mistura dos dois.

FONTE: Revista Clima e Solo ( As aventuas de Grãozito- PROGRAMA DESPERTAR )

O solo humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta ou terra roxa. Apresenta cerca de dez por cento de húmus.
É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas. O solo é composto por várias partículas misturadas, ou seja, ele pode ter espessura e estrutura variáveis. A textura do solo é determinada pelo tamanho dos grãos e pela separação entre eles. A classificação dos solos vai depender do tipo e da quantidade de grãos que estão presentes neles. Os grãos da terra são o resultado de constantes transformações de rochas. Os tipos de grão dependem da rocha-mãe da qual derivam as suas características.
O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo, devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café, referindo-se ao solo com a denominação Terra rossa, já que rosso em italiano significa vermelho. E, devido a similaridade entre essa palavra, e a palavra "roxa", o nome "Terra roxa" acabou se consolidando. O solo de terra roxa também existe na Argentina, aonde é conhecida como "tierra colorada", bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário