sexta-feira, 25 de maio de 2012

Teste de avaliação - Reprodução humana e microrganismos


1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras: a masculina e a feminina.
Qual a célula reprodutora:
     Masculina? _________________________
     Feminina? __________________________

2. As diferenças morfológicas externas que se verificam entre o macho e a fêmea, da mesma espécie, designam-se por caracteres sexuais secundários.

A lista se expressões que se seguem refere-se a caracteres sexuais secundários no menino e na menina.
  1. Desenvolvimento dos seios                             E. Alargamento da bacia
  2. Impulso no crescimento                                 F. Mudança da voz
  3. Aparecimento de pêlos na região púbica           G. Aparecimento da barba
  4. Alargamento dos ombros

2.1. Indique, utilizando as letras:
·        Dois caracteres sexuais secundários só masculinos; ____________________
·        Dois caracteres sexuais secundários só femininos; _____________________
·        Dois caracteres sexuais secundários comuns ao menino e à menina. _______

2.2. Termine a definição seguinte escolhendo a opção correta.
Caracteres sexuais secundários são transformações exteriores do corpo que surgem…….……
·         no nascimento  
·         na puberdade
·         no estado adulto       

         3. A figura seguinte representa os sistemas reprodutores humanos.

 
3.1. Faça a sua legenda.
3.2. Qual dos esquemas representa o sistema reprodutor feminino?
____________________________________________________________________

4. Faça a correspondência entre os termos da coluna I e as expressões da coluna II.

 
5. Complete o seguinte texto usando os termos fornecidos.
Termos:

Na mulher, uma vez por mês, um _______________sai de um dos seus_________________ e
Percorre uma das _________________, encaminhando-se para o útero numa longa viagem. Durante este percurso pode encontrar um _______________________ e dá-se a ___________.
Forma-se então o ________________ que é a primeira célula do novo ser vivo.

 6. Numere os parêntesis ( ), a partir de 1, de modo a estabelecer o caminho percorrido pelos espermatozóides até encontrarem o óvulo e ocorrer a fecundação.
                  
(    ) Vagina            (    ) Útero             ( 1 ) testículo
                   (    ) Trompa          (    ) Uretra             (    ) Canal deferente

         7. O quadro seguinte refere-se a fenómenos que se passam no sistema reprodutor feminino.
Com setas, faça a correspondência entre os termos da coluna I  e as frases da coluna II.
 7.1. Ordene os fenómenos da coluna I segundo o momento em que acontecem.




8. Na figura seguinte estão representadas algumas fases do desenvolvimento embrionário, que se encontram desordenadas.
 
8.1. Coloque-as por ordem de desenvolvimento.

8.2. Faça a correspondência entre os termos que se seguem e a letra do esquema que lhes corresponde.

 
9. Durante a gestação, o novo ser encontra-se no interior do corpo materno.

 
9.1. Fça a legenda da figura.

 1- Parede do útero
2- ________________________
3- ________________________
4- ________________________



 
    5- ________________________

 
10. Observe o quadro que se segue e estabelece a correspondência correcta entre as duas colunas.

 
11. No final da gravidez dá-se o parto. Indique dois sinais que podem indicar à futura mãe que o parto vai começar.
 ________________________________________________________________________________

 
12. Uma mulher grávida deve respeitar certos cuidados para que a gravidez decorra sem problemas e o bebé nasça saudável.
         Indique três cuidados a ter durante a gravidez.
_______________________________________________________________________________
 
13. «Os micróbios (ou microrganismos) são o grupo de organismos mais espalhados na Natureza. Existem no ar, na água, no solo pelo que contactam directamente com o Homem.»


13.1. O que são micróbios? 
______________________________________________________________________________

 13.2. Indique os tipos de micróbios que conheces
 _______________________________________________________________________________
  
 14. Alguns micróbios são úteis e outros são prejudiciais.
14.1. Escreva dois exemplos demonstrativos da utilidade dos micróbios.
_______________________________________________________________________________

14.2. Como se designam os micróbios causadores de doenças? ________________________________

14.2.1. Indique uma doença provocada:
                      por um vírus.______________________
                   por uma bactéria.__________________
   por um protozoário.___________________
            por um fungo.________________________


 15. Os micróbios são seres que se multiplicam rapidamente, sobretudo quando têm as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Indique duas dessas condições. 
 _________________________________________________________________________________
 
16. «Apesar de vivermos rodeados por um grande número de micróbios patogénicos, não estamos sempre doentes.»
16.1. Observe a figura que representa algumas defesas exteriores contra a entrada de micróbios no organismo.
 
16.1.1. Complete a legenda da figura.

1 - ____________________________
2 - ____________________________
3 - ____________________________
4 - ____________________________
5 - ____________________________


17. Estabeleça uma correspondência correcta entre os termos e as afirmações do quadro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário