quarta-feira, 30 de maio de 2012

Experiências simples - bússola

ONDE FICA O NORTE?


Material


  • magnete
  • clips
  • taça de plástico
  • agulha de coser
  • fatia de rolha de cortiça
  • caneta de tinta não solúvel na água
  • bússola

Constrói a tua bússola

Antigamente, os marinheiros orientavam-se pela posição das estrelas e pela bússola quando não havia terra à vista. O bico da agulha aponta sempre para o Norte, onde quer que estejamos no planeta. Na tua caixa de experiências há uma bússola. Experimenta rodá-la e verifica que o ponteiro aponta sempre na mesma direcção.


Pega no magnete (ou íman, palavra que significa ``pedra que ama'') e aproxima-o de um clip. O que observas? O clip é atraído pelo magnete! A Terra também é um grande magnete. A agulha da bússola sente o magnete terrestre e por isso aponta sempre na mesma direcção.


É fácil construir uma bússola...
No fundo da taça marcas o Norte, Sul, Este e Oeste com as letras N, S, E e O como indica a figura. Passa o lado marcado do magnete por cima de uma agulha de coser, devagar e várias vezes, para que a agulha fique magnética (cuidado para não te picares; é melhor pedires ajuda a um adulto). Deves começar sempre junto à cabeça da agulha e terminar no bico. Depois, com fita-cola, fixa a agulha à fatia de rolha e coloca-a com cuidado a boiar na água. Quando a água ficar parada, a agulha indica a direção Norte-Sul. Se rodares devagarinho a taça de tal modo que o bico da agulha aponte para a letra N, ficas a saber para que lado é o Norte!


Repara que a agulha aponta sempre na mesma direção. Se a tentares desviar dessa direção, rodando a cortiça, ela volta teimosamente à direcção inicial! Mas podes comandá-la com o teu magnete. Pega no magnete e anda com o magnete à roda sobre a agulha. O que sucede? Como o teu magnete é mais forte do que o magnete Terra é ele que passa a mandar na agulha!
Podes experimentar por duas rolhas com agulha magnética a flutuar na mesma taça. O que acontece?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário