sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atividade para o 9º ano - Ciências

Biologia
01. Formam-se gêmeos univitelinos ou monozigóticos quando um óvulo é fecundado por:
a) um espermatozóide e, após as primeiras divisões mitóticas do zigoto, ocorre a separação em dois grupos celulares, originando dois embriões do mesmo sexo.
b) um espermatozóide e, após as primeiras divisões mitóticas do zigoto, ocorre a separação em dois grupos celulares, originando dois embriões que podem ter sexos diferentes.
c) dois espermatozóides e, após as primeiras divisões mitóticas do zigoto, ocorre a separação em dois
grupos celulares, originando dois embriões do mesmo sexo.
d) dois espermatozóides e, após as primeiras divisões mitóticas do zigoto, ocorre a separação em dois grupos celulares, originando dois embriões que podem ter sexos diferentes.

02. Com exceção dos organismos anaeróbios, como algumas bactérias e fungos, todos os demais seres vivos necessitam de oxigênio (O2) para sobreviver. O O2 está presente no ar, no solo e dissolvido na água. Os organismos dispõem de diferentes estruturas ou órgãos para realizar as trocas gasosas, ou seja, captar O2 para a respiração e liberar o gás carbônico (CO2) por eles produzido.
Com base em conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os peixes cartilaginosos e ósseos realizam as trocas gasosas somente por meio das brânquias.
b) Os sapos adultos, assim como os girinos, realizam as trocas gasosas pela pele e pelos pulmões.
c) Os animais com respiração cutânea, como as minhocas, e com respiração traqueal, como os insetos, necessitam manter a pele úmida para realizar as trocas gasosas.
d) As células dos poríferos e dos protozoários realizam as trocas gasosas por difusão simples através das membranas citoplasmáticas.

03. A palmeira imperial (Roystonea oleracea) é uma planta originária das Antilhas. Sua família pertence ao grupo das plantas monocotiledôneas. Apesar de seu enorme tamanho, ela é muito utilizada na ornamentação de jardins e praças públicas. Várias palmeiras imperiais vivem em jardins da Universidade Federal de Viçosa, como no entorno de prédios históricos, entre eles o prédio Arthur Bernardes (Prédio Principal) e o prédio Bello Lisboa (Alojamento Velho). A palmeira imperial pode passar os 30 metros de altura.
A principal força responsável pelo deslocamento de seiva bruta das raízes até as folhas e o tipo de raiz encontrado nas palmeiras são, respectivamente:
a) energia produzida na fotossíntese e raiz axial.
b) evapotranspiração foliar e raiz fasciculada.
c) energia produzida na fotossíntese e raiz tabular.
d) evapotranspiração foliar e raiz pivotante.

04. Genealogias ou heredogramas são representações gráficas das relações de parentesco entre indivíduos de uma família. No caso da espécie humana, em que não se podem realizar cruzamentos dirigidos, a construção de heredogramas é particularmente importante para a determinação do padrão de herança de algumas características, facilitando ao geneticista saber se um fenótipo é ou não hereditário e de que modo é herdado.
Observe o heredograma analisado por um estudante após uma aula de genética em sua escola:


Depois de analisar o heredograma, o estudante fez as seguintes afirmativas:
I. A anomalia é determinada por um alelo recessivo.
II. O casal 5 x 6 não poderá ter filhos normais.
III. O indivíduo 5 é heterozigoto.
IV. O indivíduo 3 mostra que não se trata de herança ligada ao sexo.
São FALSAS:
a) as afirmativas I e II.
b) as afirmativas II e IV.
c) as afirmativas I, III e IV.
d) as afirmativas I, II e III.

05. Os canídeos constituem uma família de mamíferos com dentes molares adaptados para esmagar ossos e rasgar carne. Esse grupo inclui o cachorro doméstico (Canis familiares), o lobo (Canis lupus) e cães silvestres encontrados no Brasil, como o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) e o cachorro-do-mato ou guaraxaim (Cerdocyon thous). Entre os cães domésticos encontra-se uma grande diversidade morfológica (por exemplo, labrador, pastor alemão, poodle e muitos outros). Já entre os cães silvestres, a diversidade é aparentemente menor.
Com relação ao texto acima e com base nos conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:
a) a grande diversidade entre os cães domésticos é resultado de uma forte seleção promovida pelo homem.
b) a menor diversidade entre os cães selvagens decorre do fato de eles não estarem submetidos a nenhum processo seletivo.
c) a fertilidade entre os diferentes tipos de cães domésticos é uma evidência de que eles são de espécies diferentes.
d) o cachorro-do-mato deve ter descendência fértil com os cães “vira-latas”, bem como com labradores e poodles.

06. O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Há evidências de que diversas atividades humanas têm contribuído com o acúmulo, na atmosfera, de gases propícios ao efeito estufa, tais como o gás carbônico (CO2), o metano (CH4), o óxido nítrico (NO) e outros.
Ciclo do carbono, mostrando reservatórios e fluxos de gás carbônico entre eles. A sigla GtC equivale a 1 bilhão de toneladas de carbono


(REQUEIJO, F. e CARNEIRO, C. D. R. Tem alguém aí? Ciência Hoje, Rio de Janeiro, vol. 45, n. 267, p. 42, jan./fev. 2010.)
Com base no ciclo do carbono e em conhecimentos sobre efeito estufa e aquecimento global, é
INCORRETO afirmar que:
a) a respiração e a decomposição da matéria orgânica por bactérias e fungos liberam CO2 para a atmosfera, contribuindo assim para o efeito estufa.
b) as plantas removem CO2 da atmosfera através dos estômatos presentes na epiderme das folhas e de alguns caules e utilizam esse gás na fotossíntese.
c) o efeito estufa causado por gases como o CO2, o CH4 e outros é prejudicial para a vida no planeta e a interferência humana tem intensificado esse efeito.
d) o uso de combustíveis fósseis, a poluição industrial e as queimadas das florestas contribuem para a intensificação do efeito estufa.

07. O DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos causadores da malária. Com a ajuda do DDT, a malária foi erradicada, entre outros locais, da Flórida, da Itália e da Espanha. Apesar da eficiência desse pesticida, ele foi proibido em vários países na década de 1970 por suspeita de provocar câncer e por causar o desaparecimento de várias espécies de animais. No Brasil, houve erradicação da malária em estados como Ceará, Minas Gerais e Piauí. Muitas são as doenças transmitidas por mosquitos além da malária.
Assinale a alternativa que contenha SOMENTE doenças transmitidas por mosquitos:
a) Febre amarela, dengue, doença de Chagas, leishmaniose.
b) Dengue, leishmaniose, febre amarela, elefantíase.
c) Febre amarela, esquistossomose, doença de Chagas, elefantíase.
d) Dengue, esquistossomose, doença de Chagas, leishmaniose.

Física
01. Carlos, depois de anos de árduo trabalho e muita economia, conseguiu comprar sua primeira moto. Ficou muito feliz, mas endividado com o financiamento. Resolveu, então, usar seus conhecimentos sobre dilatação térmica de líquidos, para poder economizar na hora de encher o tanque da moto. Utilizou, em seguida, as informações de que a gasolina vendida no posto, por litro e não por quilo, atinge às 6 h sua menor temperatura e às 18 h, a maior. Utilizou, também, o conhecimento de que a densidade é inversamente proporcional à temperatura. Com base nestas informações e no comportamento térmico de líquidos em relação à dilatação, assinale a alternativa que mostra o horário que Carlos escolherá para encher o tanque de sua moto, de modo a conseguir o máximo de economia:
a) 12 h.
b) 16 h.
c) 06 h.
d) 18 h.

02. O espectro luminoso visível pode ser subdividido nas sete cores básicas do arco-íris, cada uma
diferenciando-se da outra pelo valor de sua frequência (f). A luz, ao passar de um meio para outro, sofre alteração tanto em sua velocidade (v) quanto em seu comprimento de onda (λ), em igual proporção. Esse fenômeno é denominado refração. Sabendo-se que a velocidade de propagação da luz é dada pelo produto da frequência pelo comprimento de onda, assinale a alternativa que descreve o que acontece com a luz ao passar de um meio para outro:
a) muda sua cor.
b) mantém sua cor.
c) mantém sua velocidade.
d) mantém seu comprimento de onda.

03. A reflexão do som provoca um fenômeno muito conhecido denominado eco. Em uma comunidade carente, localizada perto de uma encosta, um grupo de crianças se diverte dando gritos, para, em seguida, ouvirem suas vozes novamente, em função do eco. Sabendo-se que a velocidade do som, no local onde elas estão brincando, é de 1224 km/h, assinale a alternativa que mostra a distância na qual elas devem se encontrar da parede para que ouçam o eco um segundo depois de emitido o som:
a) 170 m.
b) 340 m.
c) 1,224 km.
d) 12,24 km.

04. Uma forma simples de se eletrizar um corpo é atritando-o com outro. Nesse processo, cada um dos corpos adquire carga de mesmo módulo, porém com sinais contrários. A figura abaixo representa o desvio de um filete de água que sai de uma torneira quando se aproxima dele um canudinho plástico que foi atritado com uma folha de papel.


Com base nos conhecimentos de eletrização, sobre o fenômeno descrito, pode-se afirmar
CORRETAMENTE que:
a) a água está eletrizada e o canudinho, não.
b) o canudinho e o papel, ao serem atritados, não ficam eletrizados, pois ambos são isolantes.
c) o canudinho, quando aproximado do filete de água, exerce nele uma atração magnética.
d) o canudinho e o papel, ao serem atritados, adquirem cargas de sinais contrários.

Química
01. O algodão-doce, comercializado em feiras, praças, circos, cinemas e outros lugares, é feito a partir do açúcar cristal, sacarose, cuja fórmula molecular é C12H22O11. Esse doce é fabricado pelo processo de trefilação de açúcar em máquinas especiais, cujo esquema pode ser observado na figura abaixo.


Esquema da máquina de algodão doce
(Disponível em: http://minhafilhadiabetica.files.wordpress.com/2010/05/algodao-doce.jpg. Acesso em: 28 set. 2010. Adaptado.)
O processo de trefilação do algodão-doce consiste na adição de açúcar na cabeça giratória da máquina de fabricação, que contém calefatores localizados próximos à tela. O açúcar é, então, derretido e a cabeça giratória promove a saída da sacarose pelos pequenos orifícios da tela. Nesses orifícios, em contato com o ar circunvizinho, formam-se linhas bem finas que ficam retidas na bacia. Posteriormente, com uma vareta, essas linhas de açúcar são coletadas por meio de movimentos circulares formando o algodão-doce. Sobre os aspectos químicos e físicos da produção de algodão-doce, todas as afirmativas estão corretas,
EXCETO:
a) O processo de trefilação do açúcar cristal, na fabricação do algodão-doce, é um fenômeno físico, pois não altera sua composição química.
b) A mudança de estado do açúcar, a sacarose, no calefator é chamada de fusão.
c) O açúcar derretido, forçado a sair pelos pequenos orifícios da tela, solidifica quando entra em contato com o ar, que está em menor temperatura.
d) O processo de separação do açúcar e do algodão-doce é chamado de centrifugação.

02. Na parte superior da estratosfera de nosso planeta, existe uma camada chamada de ozonosfera, ou simplesmente de camada de gás ozônio (O3), que protege o planeta Terra de grandes intensidades de raios ultravioleta. Entretanto, descobriu-se que o gás clorofluorcarbono, conhecido como CFC, cuja fórmula molecular é CFCl3, quando submetido à radiação ultravioleta, decompõe o ozônio tão necessário para a nossa sobrevivência. O CFC, que foi muito usado em motores de geladeira, tem o fim de sua produção e utilização em todo mundo previsto para 2010, pelo protocolo de Montreal. O substituto mais viável ambientalmente ao CFC é, atualmente, a mistura dos hidrocarbonetos propano e isobutano. As reações com CFC que ocorrem na estratosfera são as seguintes:


Com relação às reações químicas, marque a alternativa CORRETA:
a) Os raios ultravioleta, na reação I, atuam decompondo a molécula do gás CFC em duas substâncias, portanto essa reação é de neutralização.
b) A reação III necessita do coeficiente de número 2 na frente do gás oxigênio (O2) para que fique com o mesmo número de átomos nos reagentes e produtos.
c) O gás CFC, que foi muito usado em motores de geladeira, é constituído de 1 átomo de carbono, 1 átomo de fósforo e 3 átomos de cloro.
d) O gás oxigênio (O2), formado na reação II, é altamente benéfico nesta circunstância, pois é aproveitado no processo de respiração dos seres vivos.

03. Em 31 de março de 1964, os militares tomaram o poder no Brasil, derrubando o governo de João Goulart, que tinha sido vice-presidente de Jânio Quadros, eleito democraticamente. Goulart assumiu a presidência e colocou no governo ministros declaradamente de esquerda. Para impedir o avanço do socialismo, os militares entraram em campo. O país passou a ser governado a partir de decretos, os Atos Institucionais. O Ato Institucional nº 5 (AI-5), um dos mais rígidos, entrou em vigor a partir de 1968, instaurando a censura prévia e a tortura, num período que ficou conhecido como “Anos de chumbo”.
Marque a afirmativa INCORRETA:
a) A denominação “Anos de chumbo” foi dada a essa era política do Brasil porque fazia uma referência indireta a esse elemento químico, que era muito utilizado em munições de armas.
b) O chumbo é um metal situado na coluna 14 com o símbolo Pb.
c) O número atômico do chumbo (Pb) é 82, portanto o íon Pb2+ tem, ao redor de seu núcleo, 82 elétrons.
d) A descoberta de que o chumbo e seus derivados são danosos à saúde fez com que seu uso fosse
reduzido drasticamente, tendo hoje sua principal aplicação em baterias de chumbo-ácido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário