sábado, 12 de maio de 2012

Banco de atividades com respostas - seres vivos e classificação

Questão 1.
Observe o trecho seguinte: “Os seres vivos dependem da luz solar, direta ou indiretamente... Um fluxo constante de materiais passa dos seres autotróficos, produtores, para os seres heterotróficos, consumidores, que aproveitam a matéria e a energia armazenada nos organismos de que se alimentam como combustível para o corpo”.
No trecho “Os seres vivos dependem da luz solar, direta ou indiretamente...” quais organismos poderíamos dizer que dependem INDIRETAMENTE da luz solar? Cite as razões que o levaram a sua resposta.
Os organismos que realizam fotossíntese e são chamados de autótrofos dependem DIRETAMENTE da luz solar. Aqueles que se alimentam de outros organismos são chamados heterótrofos e dependem INDIRETAMENTE da luz solar, pois se alimentam (como herbívoros) daqueles que dependem da luz para a fotossíntese.

Questão 2.
Você diria que uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta.
A árvore é um organismo autótrofo, pois ao realizar fotossíntese, “fabrica” seu próprio alimento, a glicose.

Questão 3.
Complete as frases:
a. Embora muitos confundam o que é meio ambiente e o que é ecossistema, existe grande diferença entre os dois. Sabemos que o conceito de ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos (não vivos) que atuam sobre essas comunidades.
b. Os seres vivos são formados por células que apresentam basicamente membrana plasmática, citoplasma e núcleo, que contém dentro o DNA.
c. Os seres vivos são classificados de acordo com seu grau de parentesco e a sequencia de classificação do maior para o menos grau de parentesco é REINO  -  FILO  -  CLASSE -  ORDEM - FAMÍLIA  -  GÊNERO  - ESPÉCIE.
d. Segundo a teoria do surgimento da vida na Terra, na atmosfera primitiva existiam muitos raios que forneceram energia para que os gases da atmosfera como o metano, reagissem dando origem às primeiras substâncias, que se aglomeraram e foram envoltas por água, sendo chamadas de coacervados.

Questão 4.
Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na coluna I e associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna II.
COLUNA I                                                                COLUNA II


(1) MONERA Ex: bactérias

(3) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não fazem fotossíntese.


(2) PROTISTA Ex: protozoários como a ameba.

(4) Seus componentes são autótrofos.


(3) FUNGI Ex: cogumelos como o champignon, bolor de pão, etc.

(2) São microorganismos constituídos por uma célula, sendo unicelulares.


(4) PLANTAE Ex: palmeira, samambaia, etc.

(5) São todos organismos heterótrofos e multicelulares.


(5) ANIMALIA Ex: gato, cachorro, etc.

(1) São microorganismos constituídos por uma célula, mas mais desenvolvidos que as bactérias.



Questão 5.
Em relação às formas de reprodução explique a diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada e dê um exemplo de organismo que realize cada uma delas.
Reprodução sexuada envolve a fusão de dois gametas (masculino e feminino) em processo denominado fecundação. Ao contrário desta, a reprodução assexuada envolve apenas um indivíduo, ocorre sem a intervenção de gametas. Os novos seres são clones do progenitor.
Exemplos: Reprodução assexuada: bactéria/protozoário - planária
Reprodução sexuada: bactéria/cachorro/planta - laranjeira.

Questão 6.
Observe a lista de nomes científicos de alguns seres vivos:
Gato Doméstico = Felix Catus
Zebra = Equus burchelli
Puma = Felix concolor
Camelo = Camelus Dromedarius
a) Identifique os nomes científicos escritos erroneamente e reescreva-os corretamente.
Felix catus e Camelus dromedarius, ambos estavam com a segunda palavra em maiúscula e não em minúscula.
b) Quais animais pertencem ao mesmo GÊNERO? O gato doméstico e o puma possuem o mesmo gênero, o que pode ser notado pela igualdade na primeira palavra do nome da espécie, que é característica de gênero.

Questão 7.
Segundo o que vimos em sala sobre os Biomas brasileiros, escolha um deles e explique de forma tão completa quanto possível, suas características. (à escolha do aluno)

8. Nem sempre é fácil caracterizar e identificar um ser vivo. Complete abaixo quais as características que um organismo deve ter para ser considerado ser vivo.
Possuir células, apresentar ciclo vital, nutrição, reprodução, ser capaz de responder a estímulos e ter composição química característica (carboidratos, lipídios e proteínas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário