sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atividade para o 9º ano

Biologia
01. O esquema abaixo representa o experimento realizado por Joseph Priestley, em meados do século XVIII, demonstrando que ratos confinados em uma campânula de vidro, hermeticamente fechada, morrem em pouco tempo, devido ao esgotamento do ar, e que se uma planta é introduzida nessa mesma campânula, depois de algum tempo, o ar se torna novamente respirável.
Em A o rato sobrevive, em B ele morre.

(AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2001. p. 130.)
Considerando esse experimento e os conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. O gás carbônico do ar e os compostos orgânicos nitrogenados do solo são considerados as principais fontes de carbono para síntese de matéria orgânica pelas plantas, durante o processo da fotossíntese.
II. O processo da respiração celular, tanto na planta como no animal, consome gás oxigênio e libera gás carbônico e água.
III. Os animais respiram tanto durante o dia quanto durante a noite, enquanto as plantas realizam o
processo da fotossíntese durante o dia e o processo da respiração durante a noite.
IV. O processo da fotossíntese é responsável pela formação da seiva elaborada, uma solução que contém, principalmente, água e carboidratos e, a partir desses carboidratos, a planta pode sintetizar amido, óleos e diversas outras substâncias.
V. O gás carbônico liberado pelos pulmões do rato e pelos estômatos das plantas corresponde ao mesmo gás carbônico produzido nas mitocôndrias.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) III, IV e V.

02. O conhecimento do processo de evolução orgânica é fundamental para a compreensão da vida na Terra. Com relação às várias evidências da evolução orgânica, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A impressão corporal ou as partes de um corpo, encontradas em rochas sedimentares, permite deduzir o tamanho, a morfologia e a idade aproximada dos organismos que as deixaram.
b) A forma hidrodinâmica do corpo de um golfinho, de um ictiossauro (réptil aquático extinto), de um atum e de um pinguim desenvolveu-se de modo independente nesses animais como adaptação ao ambiente aquático.
c) A análise molecular comparativa das proteínas e dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) tem confirmado o parentesco evolutivo entre certos grupos de organismos, evidenciado pelas semelhanças anatômicas e embrionárias.
d) A existência de algumas estruturas corporais ou órgãos, como asas em borboletas, morcegos e pássaros, evidencia que esses animais descenderam de um mesmo ancestral.

03. Os fungos, embora nem sempre recebam a merecida atenção, são muito importantes. Além de contribuírem de forma decisiva para a reciclagem de matéria orgânica de origem vegetal e animal do nosso planeta, estão presentes no nosso cotidiano de diversas formas. Os refrigerantes, por exemplo, contêm ácido cítrico, produzido pelo fungo Aspergillus lividus, usado na indústria alimentícia.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona características fúngicas e atividades humanas em que há participação dos fungos:
a) Apresentam digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelas hifas e participam da produção industrial de iogurte.
b) São organismos exclusivamente pluricelulares, formados por um emaranhado de filamentos denominados hifas que, em conjunto, formam o micélio e são utilizados em pesquisas de controle biológico.
c) São organismos de nutrição heterotrófica, de parede celular constituída pelo polissacarídeo quitina e participam da produção de álcool combustível.
d) Apresentam como reserva energética o polissacarídeo amido, são saprófitos, não havendo nenhum
autotrófico, simbionte ou parasita e participam da fabricação de certos antibióticos.

04. Analise a tirinha abaixo:


(GONSALES, Fernando. In: BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 110.)
O amor entre os personagens é impossível porque a reprodução, assegurando uma descendência fértil, só ocorre entre indivíduos que pertencem à (ao) mesma (o):
a) gênero.
b) espécie.
c) família.
d) filo.

05. Há 345 milhões de anos algo extraordinário aconteceu na evolução dos seres vivos, cujo surgimento se deu no ambiente aquático: a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas, artrópodes e os primeiros répteis.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE correlaciona algumas das novas aquisições evolutivas que permitiram a conquista definitiva da terra por, respectivamente, plantas, artrópodes e répteis:
a) Vasos condutores de seiva e grãos de pólen; exoesqueleto quitinoso e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária.
b) Produção de gametas e vasos condutores de seiva; esqueleto interno e respiração traqueal; fecundação interna e ovos com casca calcária.
c) Flores e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e circulação sanguínea aberta; fecundação interna e respiração pulmonar.
d) Sementes com reserva nutritiva e vasos condutores de seiva; exoesqueleto quitinoso e patas articuladas; fecundação externa e ovos com casca calcária.

06. Observe a figura abaixo:

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 6ª série. São Paulo: Scipione, 2006. p. 18.)
As mudanças no corpo começam de mansinho: um pelo que aparece, uma dorzinha nas mamas e até
“cheirinho” nas axilas. É o início da puberdade. Essas transformações, aparentemente, iniciam-se com mudanças corporais externas, além de algumas mudanças no comportamento. Entretanto, são prévias mudanças internas que desencadeiam as externas.
Com relação aos acontecimentos relacionados à puberdade, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As mudanças corporais externas que ocorrem durante a puberdade são denominadas caracteres sexuais secundários, ou seja, características que não estão diretamente ligadas aos órgãos reprodutores, mas que colaboram para diferenciar os sexos.
b) A produção da testosterona ocorre principalmente nos testículos, sendo uma pequena quantidade
produzida pela glândula suprarrenal; assim, esse hormônio também está presente no organismo feminino.
c) O hipotálamo é uma região do encéfalo que, além de controlar algumas das funções internas de nosso organismo, tais como a temperatura corporal, a fome e a sede, envia também à glândula hipófise uma ordem para intensificar a produção de hormônios que estimulam os testículos e os ovários.
d) O início da puberdade é marcado pelo predomínio de três hormônios: a testosterona e a progesterona, ambos responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias, e o estrogênio, cuja função é preparar o organismo para a gestação.

07. Analise o esquema abaixo que representa parte de uma cadeia alimentar. Considere que, no ambiente aquático, ocorreu a contaminação por uma grande quantidade de inseticida usado na agricultura.

(BERTOLDI, Odete Gasparello; VASCONCELLOS, Jacqueline Raeuter de. Ciência & Sociedade: a aventura do corpo, a aventura da vida, a aventura da tecnologia. 5a série. São Paulo: Scipione, 2005. p. 183. Adaptado.)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta: I – componentes com, respectivamente, maior e menor aproveitamento da biomassa e da energia química que flui no ecossistema, e II – componente que apresentará, em sua biomassa, maior concentração de inseticida:
a) I - 3 e 4; II - 4
b) I - 2 e 4; II - 4
c) I - 4 e 2; II - 1
d) I - 4 e 1; II - 1

Física
01. A pressão num determinado ponto no interior de um líquido depende da profundidade deste ponto, da densidade do líquido considerado e da aceleração da gravidade local. Para efeito de simplificação, pode-se dizer que a pressão num determinado ponto no interior de um líquido é proporcional à altura da coluna de líquido sobre este ponto. Considere uma caixa d’água contendo 3.000 litros de água tratada. Esta água foi distribuída em três outras caixas com os formatos 1, 2 e 3 mostrados na figura abaixo. As três caixas possuem um metro de altura e foram enchidas completamente.
 
Seja X um ponto situado a 30 centímetros do fundo das caixas, submetido às pressões p1, p2 e p3, nas caixas 1, 2 e 3, respectivamente. Com base nas informações fornecidas acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ponto de maior pressão é o da caixa número 2.
b) O ponto de maior pressão é o da caixa número 3.
c) Os três pontos indicados possuem a mesma pressão.
d) Os três pontos possuem pressões diferentes, sendo p1 > p3 > p2.

02. Observe as figuras abaixo:
figura 1
figura 2

As figuras ilustram efeitos da corrente elétrica denominados, respectivamente:
a) térmico e magnético.
b) químico e fisiológico.
c) químico e térmico.
d) fisiológico e magnético.

03. Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, a utilização de aparelhos de ar-condicionado torna-se mais acentuada. A figura abaixo indica a posição para a instalação desse tipo de aparelho, sugerida pela CEMIG em seu Manual de Instalações Elétricas Residenciais.

(CEMIG. Manual de instalações elétricas residenciais – RC/UE – 001/2003, dez. 2003. p. 140.)

Considerando o conceito de calor, suas formas de propagação e a sugestão apresentada, é CORRETO
afirmar que:
a) a posição de instalação indicada deve-se à altura média do brasileiro, assim o ar é refrigerado, por
condução, próximo ao rosto das pessoas, diminuindo o desconforto térmico.
b) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, por
convecção, pois o ar da parte superior, ao ser resfriado, fica mais denso e desce, enquanto o ar quente da parte inferior, menos denso, sobe.
c) o aparelho localizado na parte superior da parede propicia melhor resfriamento do ambiente, pois irradia o frio na parte superior, distribuindo-o igualmente em todo o ambiente.
d) o resfriamento do ambiente não depende da posição do aparelho de ar-condicionado. A posição sugerida pela CEMIG deve-se a uma questão de segurança, pois o aparelho instalado na parte inferior da parede estaria mais acessível a crianças.

04. Quando se tenta mover um sofá de um lugar a outro, surge uma força que se opõe ao movimento,
denominada força de atrito. Ela independe da área de contato entre as superfícies atritantes, mas é
proporcional à força normal exercida pela superfície sobre o objeto que se tenta mover. Considere dois sofás, 1 e 2, de mesma massa. O sofá 1 possui 4 pés e o sofá 2 possui 7 pés.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa CORRETA:
a) A dificuldade de mover cada um dos sofás é a mesma.
b) O sofá 1 é mais fácil de mover porque, por possuir menos pés, diminui a força de atrito.
c) O sofá 2 é mais fácil de mover porque, por possuir mais pés, tem seu peso melhor distribuído entre os pés.
d) O sofá 2 é mais difícil de mover porque, por possuir mais pés, proporciona maior resistência ao
movimento.

Química
01. Com base no modelo atômico de Rutherford, assinale a afirmativa INCORRETA, quanto ao elétron:
a) possui carga negativa.
b) gira em torno do núcleo.
c) desvia-se de uma placa negativa.
d) está incrustado no átomo.

02. O Brasil está comemorando antecipadamente a riqueza do pré-sal, que depende de tecnologia sofisticada para gerar lucros. O petróleo, depois de extraído, deverá passar pelos mesmos processos de refinamento utilizados atualmente. Observe a figura abaixo e, em seguida, complete as sentenças:

Na etapa I, o processo de separação do petróleo é conhecido como ________________________________.
Na etapa II, a equação química que representa a reação de combustão completa do gás natural veicular (CH4) é ________________________________________________________________________________.
Indique a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:

03. Observe as equações químicas e analise as afirmativas a seguir:

A. A reação representada pela equação I é realizada sem aquecimento e com o catalisador platina (Pt) para acelerá-la.
B. A reação representada pela equação II indica que, misturando soluções aquosas dos reagentes, formam-se um precipitado de H2S e NaCl em solução aquosa.
C. Na reação representada pela equação III, os reagentes se apresentam em solução aquosa e os produtos são obtidos um, no estado sólido e o outro, em solução aquosa.
D. O N2 e o H2 na reação representada pela equação IV são substâncias simples e o NH3 é uma substância composta, sendo essa reação reversível.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) A e C.
b) A e B.
c) C e D.
d) B e D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário