1. Os esquemas A, B e C da figura 1 representam três tipos de raízes.
1.1. Servindo-te da chave dicotômica que se segue, classifique-as.
A _____________________________________
B _____________________________________
C _____________________________________
1.2. Faça a legenda da figura abaixo:
1.3.Em relação à figura acima, diga aonde ocorre absorção de sais minerais e água (seiva bruta).
__________________________________________________________________________
2. Na figura 2 estão representados alguns tipos de caules.
2.1. Usando a chave dicotômica que se segue classifique-os.
A- ______________________________________-_
B- ________________________________________
C- ________________________________________
D- ________________________________________
2.2. Escreva uma função do caule.
________________________________________________________________________
3.A figura 3 representa a folha de uma planta.
3.1 Faça a legenda da figura 3.
1- _________________
2-__________________
3-__________________
4-__________________
3.2. Classifique a folha da figura 3, quanto à nervação, usando a chave dicotômica acima.
___________________________________________________________________________
3.3. Classifique a folha da figura 3 quanto ao recorte.
___________________________________________________________________________
3.4. A folha da figura 3 será uma folha completa? Porquê?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4. Faça a legenda da figura 4, que representa uma flor completa.
5. Complete o crucigrama seguinte:
I- Parte de uma flor com função de protecção.
II- Conjunto das sépalas.
III- Constituinte do androceu.
IV- Parte feminina da flor.
V- Zona alargada do pedúnculo.
VI- Órgão sexual feminino da flor.
6. Observe a figura 5, que nos mostra uma planta sem flor – um feto.
6.1. Cite o nome das outras plantas sem flor que estudaste.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
6.2. Indique o que distingue um feto das outras plantas sem flor.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
7. “O meio tem muita influência na distribuição e no desenvolvimento das
plantas.”
7.1. Enuncie os fatores que mais influenciam o comportamento e o desenvolvimento das plantas.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
7.2. O que acontece à roseira se lhe faltar a luz?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
8. Caracterize uma planta que vive num ambiente úmido.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
1.1. Servindo-te da chave dicotômica que se segue, classifique-as.
A _____________________________________
B _____________________________________
C _____________________________________
1
|
Raiz pouco
espessa............................................................................
Raiz muito espessa (tem substâncias de
reserva)............................................................................
|
2
3
|
2
|
Com uma raiz
principal...........................................................................
Com um feixe de
raízes...............................................................................
|
Raiz
aprumada
Raiz fasciculada
|
3
|
Com uma raiz
principal...........................................................................
Com um feixe de
raízes..............................................................................
|
Raiz
aprumada
tuberculosa
Raiz
fasciculada
tuberculosa
|
1.2. Faça a legenda da figura abaixo:
1.3.Em relação à figura acima, diga aonde ocorre absorção de sais minerais e água (seiva bruta).
__________________________________________________________________________
2. Na figura 2 estão representados alguns tipos de caules.
A- ______________________________________-_
B- ________________________________________
C- ________________________________________
D- ________________________________________
1
|
Caule de
situação aérea............................................................................................................
Caule de situação
subterrânea.................................................................................................
|
2
4
|
2
|
Caule aéreo,
oco ou com medula e nós
salientes......................................................................................................
Caule aéreo, não oco e
lenhoso........................................................................................................
|
Colmo
3
|
3
|
Caule em
geral mais grosso na base do que em cima e com ramos a
partir de
certa altura.............................................................................................................
Caule cilíndrico e com um grupo de ramos ou folhas na parte
superior.........................................................................................................
|
Tronco
Estipe
|
4
|
Caule
subterrâneo com folhas escamiformes e com raízes.............................................................................................................
Caule
subterrâneo sem folhas escamiformes, sem raízes e com a forma
arredondada..................................................................................................
|
5
tubérculo
|
5
|
Caule de
forma globosa.........................................................................................................
Caule alongado
horizontalmente...........................................................................................
|
Bulbo
Rizoma
|
2.2. Escreva uma função do caule.
________________________________________________________________________
3.A figura 3 representa a folha de uma planta.
3.1 Faça a legenda da figura 3.
1- _________________
2-__________________
3-__________________
4-__________________
1
|
Folha com
uma só nervura não ramificada...........................................................................................
Folhas com mais de uma
nervura................................................................................................
|
Uninérvea
2
|
2
|
Folhas com
mais de uma nervura todas paralelas entre si...............................................................................................................
Folhas com nervuras não
paralelas.................................................................................................
|
Paralelinérveas
3
|
3
|
Folhas com
uma nervura principal, de onde partem nervuras
secundárias..................................................................................................
Folhas com
várias nervuras principais partindo todas da base do
limbo.............................................................................................................
|
Peninérveas
Palminérveas
|
___________________________________________________________________________
3.3. Classifique a folha da figura 3 quanto ao recorte.
___________________________________________________________________________
3.4. A folha da figura 3 será uma folha completa? Porquê?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4. Faça a legenda da figura 4, que representa uma flor completa.
I- Parte de uma flor com função de protecção.
II- Conjunto das sépalas.
III- Constituinte do androceu.
IV- Parte feminina da flor.
V- Zona alargada do pedúnculo.
VI- Órgão sexual feminino da flor.
6. Observe a figura 5, que nos mostra uma planta sem flor – um feto.
6.1. Cite o nome das outras plantas sem flor que estudaste.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
6.2. Indique o que distingue um feto das outras plantas sem flor.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
7. “O meio tem muita influência na distribuição e no desenvolvimento das
plantas.”
7.1. Enuncie os fatores que mais influenciam o comportamento e o desenvolvimento das plantas.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
7.2. O que acontece à roseira se lhe faltar a luz?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
8. Caracterize uma planta que vive num ambiente úmido.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
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