“A hereditariedade é o mecanismo que permite a transmissão de características de geração em geração.”
1. Analise atentamente o esquema da figura seguinte que representa uma árvore genealógica.
1.1. Indique se o gene que determina a capacidade de não enrolar a língua um U édominante ou recessivo. Justifique a tua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
1.2. Indique quais são os genes dos indivíduos 1, 2, 3 e 4.
___________________________________________________________________
1.3. Suponha que o indivíduo 5 casa com uma mulher que enrola a língua mas cujos
genes alelos são diferentes.
1.3.1.Escrreva a probabilidade do casal vir a ter um filho que enrole a língua em
U. Justifique com a apresentação de um quadro de cruzamento.
2. O esquema seguinte representa os descendentes de um casal progenitor.
2.1. Como se designam as células A e B?
___________________________________________________________________
2.2. Indique qual é o sexo dos indivíduos representados por 1, 2, 3 e 4.
___________________________________________________________________
2.3. Represente através de um quadro de cruzamento a probabilidade de qualquer
casal de ter filhos machos e fêmeas.
3. A árvore genealógica da figura seguinte representa a transmissão da cor do cabelo.
3.1. Identifique o gene recessivo.
__________________________________________
3.2. Justifique a tua resposta à questão anterior.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3.3. Indique quais são os genes do Paulo e da Ana.
___________________________________________________________________
3.4. De acordo com os dados da árvore genealógica, poder-se-á afirmar que o João possui: (assinala com um X a opção correta)
3.4.1.um gene para a cor de cabelo escuro e outro para a cor de cabelo claro.
3.4.2.dois genes para a cor de cabelo escuro.
3.4.3.dois genes para a cor de cabelo claro.
3.4.4.apenas um gene para a cor do cabelo claro herdado do pai.
4. Leia atentamente o texto e considere as afirmações a seguir verdadeiras (V) ou falsas (F).
“O gene da hormona do crescimento foi isolado e introduzido em óvulos fecundados de ratos. Os embriões sobreviventes originaram ratinhos com um tamanho acima da média.”
4.1. A técnica referida no texto implica a manipulação de genes. ___________
4.2. Os ratinhos resultantes são designados por organismos geneticamente modificados. __________
4.3. OGM é o mesmo que organismos mutantes. __________
4.4. Nesta técnica de engenharia genética são utilizados vectores para transporte dos genes. _______
4.5. Os alimentos geneticamente modificados apenas trazem vantagens para o ser humano. _______
5. Corrija as afirmações que consideraste falsas na questão anterior (Não são aceitas correções pela negativa).
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
6. “A fertilização in vitro consiste na fecundação do ovócito e no desenvolvimento do zigoto, nos momentos iniciais, fora do corpo materno.”
6.1. Explique por que razão alguns casais recorrem a este tipo de técnicas.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
6.2. Apresente uma razão para o fato de existirem, frequentemente, nascimentos múltiplos, quando são utilizadas técnicas de reprodução assistida.
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7. Observe atentamente a figura seguinte que representa de forma esquemática o processo que levou ao nascimento da ovelha Dolly.
7.1. Como se chama o processo esquematizado?__________________________
7.2. Faça a legenda dos números (1, 2 e 3) da figura.
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7.3. A Dolly é um clone de qual das ovelhas representadas? Justifique a resposta.
___________________________________________________________________
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“O sistema neuro-hormonal é o responsável pela regulação e coordenação do nosso organismo.”
8. Observe atentamente a figura seguinte que representa uma célula nervosa.
8.1. Identifique a célula representada.______________________________________
8.2. Faça a correspondência entre os números da figura e as expressões seguintes:
8.2.1.Axónio envolvido pelas células de Schwann.
8.2.2.Núcleo.
8.2.3.Dendrites.
8.2.4.Corpo celular.
8.2.5.Terminações do axónio.
1. Analise atentamente o esquema da figura seguinte que representa uma árvore genealógica.
1.1. Indique se o gene que determina a capacidade de não enrolar a língua um U édominante ou recessivo. Justifique a tua resposta.
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1.2. Indique quais são os genes dos indivíduos 1, 2, 3 e 4.
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1.3. Suponha que o indivíduo 5 casa com uma mulher que enrola a língua mas cujos
genes alelos são diferentes.
1.3.1.Escrreva a probabilidade do casal vir a ter um filho que enrole a língua em
U. Justifique com a apresentação de um quadro de cruzamento.
2. O esquema seguinte representa os descendentes de um casal progenitor.
2.1. Como se designam as células A e B?
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2.2. Indique qual é o sexo dos indivíduos representados por 1, 2, 3 e 4.
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2.3. Represente através de um quadro de cruzamento a probabilidade de qualquer
casal de ter filhos machos e fêmeas.
3. A árvore genealógica da figura seguinte representa a transmissão da cor do cabelo.
3.1. Identifique o gene recessivo.
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3.2. Justifique a tua resposta à questão anterior.
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3.3. Indique quais são os genes do Paulo e da Ana.
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3.4. De acordo com os dados da árvore genealógica, poder-se-á afirmar que o João possui: (assinala com um X a opção correta)
3.4.1.um gene para a cor de cabelo escuro e outro para a cor de cabelo claro.
3.4.2.dois genes para a cor de cabelo escuro.
3.4.3.dois genes para a cor de cabelo claro.
3.4.4.apenas um gene para a cor do cabelo claro herdado do pai.
4. Leia atentamente o texto e considere as afirmações a seguir verdadeiras (V) ou falsas (F).
“O gene da hormona do crescimento foi isolado e introduzido em óvulos fecundados de ratos. Os embriões sobreviventes originaram ratinhos com um tamanho acima da média.”
4.1. A técnica referida no texto implica a manipulação de genes. ___________
4.2. Os ratinhos resultantes são designados por organismos geneticamente modificados. __________
4.3. OGM é o mesmo que organismos mutantes. __________
4.4. Nesta técnica de engenharia genética são utilizados vectores para transporte dos genes. _______
4.5. Os alimentos geneticamente modificados apenas trazem vantagens para o ser humano. _______
5. Corrija as afirmações que consideraste falsas na questão anterior (Não são aceitas correções pela negativa).
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6. “A fertilização in vitro consiste na fecundação do ovócito e no desenvolvimento do zigoto, nos momentos iniciais, fora do corpo materno.”
6.1. Explique por que razão alguns casais recorrem a este tipo de técnicas.
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6.2. Apresente uma razão para o fato de existirem, frequentemente, nascimentos múltiplos, quando são utilizadas técnicas de reprodução assistida.
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7. Observe atentamente a figura seguinte que representa de forma esquemática o processo que levou ao nascimento da ovelha Dolly.
7.1. Como se chama o processo esquematizado?__________________________
7.2. Faça a legenda dos números (1, 2 e 3) da figura.
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7.3. A Dolly é um clone de qual das ovelhas representadas? Justifique a resposta.
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“O sistema neuro-hormonal é o responsável pela regulação e coordenação do nosso organismo.”
8. Observe atentamente a figura seguinte que representa uma célula nervosa.
8.1. Identifique a célula representada.______________________________________
8.2. Faça a correspondência entre os números da figura e as expressões seguintes:
8.2.1.Axónio envolvido pelas células de Schwann.
8.2.2.Núcleo.
8.2.3.Dendrites.
8.2.4.Corpo celular.
8.2.5.Terminações do axónio.
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