sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ficha de avaliação sobre a diversidade nas plantas

1. Complete o crucigrama com os termos que dizem respeito às folhas das plantas.
1-Pigmento verde existente nas folhas.
2.Pé da folha que suporta a superfície que constitui o limbo.
3.Superfície da folha, limitada pela margem, que possui duas páginas (superior e
inferior).
4.Zona de ligação da folha com o caule.
5.Zonas da folha por onde circulam as seivas.
2. Cite duas funções das folhas das plantas.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

3. As raízes das plantas podem ter várias funções, bem como diferentes formas. Observe com
atenção a figura da raiz a seguir representada e responda às questões.

3.1. Faça a legenda da figura, associando cada número ao respectivo nome.
________ Zona de crescimento.
________  Zona pilosa.
________ Coifa.
________ Colo.
________ Zona de ramificação

3.2. Que tipo de raiz se encontra representada nesta figura?
____________________________________________________________________________

3.3. Indique a principal função da raiz.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

4. As figuras que se seguem representam vários tipos de caule, um da cebola e outro da
batateira. Observe-os e responda.
4.1. Classifique os tipos de caule, indicando o caminho que seguiste na chave dicotómica.
Cebola _______________________________________
Batata ________________________________________

4.2. Como se chama o caule da Pereira?
_______________________________________________________________________________

5. A figura abaixo representa uma flor.

5.1. Faça a legenda dos números.
1- ___________________________
2- ___________________________
3- ___________________________
4- ___________________________
5- ___________________________
6- ___________________________

5.2. Quais são os números da figura que representam os órgãos de proteção?
_______________________________________________________________________________

5.3.As anteras da flor servem para: (assinale com um X a opção correta)
_________ produzir a seiva elaborada.
__________ segurar as folhas.
__________  proteger a raiz.
_________ produzir o pólen.

6. Para além das plantas com flor existem outras sem flor. Os esquemas que se seguem
representam um feto e o musgo.

6.1. Complete a legenda da figura anterior escrevendo nos círculos um dos números
disponíveis na seguinte lista:
1-Raíz
2-Rizóides
3-Caule
4-Filóides
5-Folha
6-Cenoura

6.2. Os ambientes preferidos pelos fetos são: (Assinale com um X a opção correta)
______ secos e sombrios.
______ secos e muito iluminados.
______ úmidos e sombrios.
______ úmidos e muito iluminados.

6.3. Classifique cada uma das seguintes frases como verdadeira (V) ou falsa (F).
Os fetos reproduzem-se por esporos que se formam nos soros. ___
Nos fetos os soros situam-se na página superiores das folhas. ___
Os musgos têm o corpo reduzido a um talo. ___
Existem algas de diferentes cores. ___
As algas são plantas que podem existir tanto em água doce como salgada. ___
Os cactos são plantas sem flor. ___

7. Leia atentamente as seguintes frases:
• “Os cactos têm uma rede de raízes extensas para absorverem o máximo de água
possível. As suas folhas estão reduzidas a espinhos.” ___________________
• “O girassol volta-se sempre para o lado que está o Sol.” ______________
• “Os floricultores guardam os bolbos das tulipas durante o Inverno, para os
plantarem na Primavera seguinte.” ____________________

Atribui a cada frase o fator do ambiente com ela relacionado: luz, temperatura ou umidade.
8. A figura que se segue representa o comportamento de três plantas nas estações quente e fria.


8.1. Por que razão se pode afirmar que o sobreiro é uma árvore de folha persistente e
o carvalho uma árvore de folha caduca?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

8.2. Quais foram os órgãos do lírio que desapareceram quando surgiu a estação fria?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário