domingo, 19 de agosto de 2012

Sistema respiratório

1. Complete os espaços em branco de forma a construíres afirmações verdadeiras, considerando os termos seguintes: hematose, inspiração, oxigénio, pulmões, respiração, alvéolos pulmonares, circulatório, torácica, cardíaca, físico, respiratório. (Nota: alguns termos podem repetir-se).
1.1. A __________________ é o processo que permite a entrada de _________e a saída de dióxido de carbono do organismo. O oxigénio passa através das paredes dos _________ _____________ para o sangue, chegando às células do organismo através do sistema ____________.
1.2. A frequência __________ e respiratória aumentam durante o exercício ________. A célula gasta mais energia, por isso necessita de mais _____________ por unidade de tempo.
1.3. As trocas gasosas que permitem a_____________ efectuam-se em órgãos do sistema respiratório, os _____________. Nestes órgãos existem numerosas estruturas, os ________________, que constituem uma eficaz superfície de trocas de oxigénio e de dióxido de carbono entre o meio externo e o meio interno.
1.4. A renovação do ar nos pulmões é assegurada pelos movimentos rítmicos da caixa ___________. Durante um esforço físico sob o controlo do sistema nervoso, o ritmo ___________ aumenta, tornando mais eficaz a _____________ e a expiração. O ritmo cardíaco também aumenta, assegurando uma chegada mais rápida de _____________ e de glicose às células musculares.

2. A figura 1 representa um fenómeno que ocorre a nível dos alvéolos pulmonares. Observa-a atentamente e responda às questões.
Figura 1

2.1. Que fenómenos do ciclo respiratório estão representados pelas setas A e B?

2.2. Como se chama o fenómeno representado pelas setas C e D?

2.3. Identifique o gás representado pela letra E.

3. Os movimentos respiratórios são a inspiração e a expiração. Estão diretamente relacionados com a hematose pulmonar. A figura 2 representa a expiração.

Figura 2

3.1. Ordene as fases da expiração considerando as seguintes afirmações:
A – O diafragma, o esterno e as costelas regressam à posição inicial
B – Os pulmões diminuem de volume.
C – O ar sai dos pulmões para o exterior
D – A pressão intracelular aumenta, ficando maior que a pressão atmosférica.
E – Diminui o volume da caixa torácica.
F – Relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário